sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A polêmica do contrato


Quando comecei a trabalhar no day care, no final de agosto, achei estranho não ter assinado nenhum contrato, mas nunca questionei isso por lá. Assinei só as "policies" da empresa.

Esta semana, depois de uma reunião, todas as ECEs foram "surpreendidas" por um contrato bonitinho, cheio de páginas e cláusulas (como todo contrato, rs). Quando eu soube disso pensei "que ótimo!" - sei lá, isso me deixa mais segura... é tudo preto no branco. Trata-se de um contrato "ilimitado", ou seja, sem data fixa para ser encerrado.

Acontece que fiquei muito surpresa com a reação das outras funcionárias!! Elas estão indignadas, dizendo que não vão assinar! Algumas chegaram a mostrar a papelada para advogados, e segundo uma delas, a advogada a aconselhou a não assinar nada! O que mais as está intrigando é uma cláusula que diz que depois do período probatório (6 meses) nós podemos ser demitidas sem qualquer aviso ou motivo. Isso não me deixa assustada. Eu entendo isso como um período de experiência... e que se você não se encaixa no perfil da empresa, eles te descartam. Ou estou errada? Sei que esse período no Brasil é de três meses, mas não sei por aqui como funciona. Não sei também se por ser um day care privado as leis podem ser diferentes, exclusivas de cada empresa...

Agora estou com a pulga atrás da orelha... O que será que tem de tão errado em trabalhar seguindo regras e termos de contrato?! Minha co-worker me disse hoje: "think long and hard about the contract. They will screw you over"

Alguém tem algum palpite? Será que as canadenses estão desconfiadas sem motivo? Ou será que a ingênua da história sou eu?!

7 comentários:

:: ultranol :: disse...

Estranho, é pior ter um contrato do que não ter nenhum? hehehe

Flá disse...

Oi, Dani!
Agora que vc falou tô pensando: acho que na loja não assinei nada além das policies tbm... Hummmm
Nesse meu emprego atual - com contrato, rsrsrs - o período probatório tbm é de 6 meses. Acho que é só uma cláusula de segurança pra empresa caso o funcionário seja imprestável mesmo.
Mas eu penso como vc: contrato é bom. Fica todo mundo ciente dos direitos e deveres das partes. E vai ver os donos da empresa estão querendo formalizar a situação dos funcionários ( alguma regra/lei de RH, talvez?).
E o que acontece com o povo que não assinar, hein?
Bjo
Flá

Dani disse...

Pois é, Flá... ao meu ver, não temos outra opção: temos que assinar se quisermos continuar trabalhando lá! Nunca pensei em NÃO assinar um contrato se sou uma funcionária.
Se eu descobrir se as meninas tiveram essa opção de não assinar e mesmo assim continuarem trabalhando (acho difícil) eu posto aqui!

R disse...

Oi Dani, acho bom o contrato, muito estranho elas nao quererem assinar. O contrato mostra seus direitos e deveres ne? Eh bom pra ambas as partes. Eu veto contrato em tudo quanto eh lugar, medicos, dentistas, trabalhos, nada mais eh uma forma de protecao ja que aqui qq coisa pode dar processo.
Enfim, estranho elas estarem com receio.
Bjs

Jeanne disse...

Dani, também sou da mesma opinião da Re. Por que as suas colegas acham que serão prejudicadas? Período probatório de 6 meses é bem comum por aqui. Na minha empresa todo mundo tem só 3 meses para esse período, mas os desenvolvedores têm um período de 6 meses como você.
Acredito que o contrato seja uma garantia e uma proteção para você. Depois poste cenas do próximo capítulo por aqui. :) Bjs

Dani e Rafa disse...

Dani
6 meses de experiencia é normal aqui, então nem esquenta. No contrato tem alguma clausula que diz qto tempo vc tem que dar de aviso se vc quebrar o contrato? Isso vc precisa ter com certeza caso vc resolva mudar para outro emprego. Agora o fato dele ser ilimitado é pq a empresa não quer renegociar salários e beneficios cada vez que o contrato expira, portanto a taxa que vc fechar com eles vai ficar até vc sair de lá, não terá reajuste pq o contrato não tem data de término. Suas amigas devem estar indignadas pq elas não devem ter planos de sair de lá a curto-médio prazo e com isso elas ficarão com o saláro fixo por 5-10 anos!? E a inflação onde entra nessa?! Lembrando que o dissidio aqui não é obrigatório como no Brasil. Espero que ajude, qualquer coisa mande e-mail

Beijos

Dani disse...

Dani: acho que vc matou!! O fato de ser ilimitado deve ser mesmo para não serem obrigados a aumentar o salário!!
Qto a quebra de contrato por parte do funcionario, existe sim uma clausula que trata disso.
Obrigada pelo seu comentario! Qualquer coisa te escrevo!
Bjo