domingo, 10 de janeiro de 2010

As últimas e as primeiras

Só hoje tive um tempinho pra vir atualizar o blog e contar as últimas notícias de 2009 e as primeiras de 2010. Geralmente em finais de ano temos a chance de relaxar e nos preparar para o ano seguinte, mas desta vez foi completamente diferente. A correria foi tanta que eu nem consegui mandar e-mails de Feliz Natal para os amigos, como o de costume. Isso porque só tive alguns dias de folga do College na semana do Natal, mas foi justamente quando a mãe do Pedro chegou para passar três semanas com a gente. Ela foi a nossa primeira visita. Aliás, foi a primeira vez que recebi alguém na minha casa. Apesar de ser legal ter alguém com a gente, não dá pra negar que a rotina foge completamente do normal.

Natal: Nosso primeiro Natal no Canadá foi completamente diferente de todos os outros até então. Sempre passei o Natal com minha família em MG, ou com a família do Pedro em SP. Apesar de estarmos longe da família (a não ser pela sogra aqui com a gente) podemos dizer que foi uma experiência gostosa, porque estávamos com amigos queridos que estão no mesmo barco! A gente se reuniu no salão do nosso prédio e, como tudo o que é bom, passou rápido demais!! Teve muita comilança e muitas risadas num amigo secreto diferente e animado.


Todos reunidos na hora da ceia!


Dia 25 saímos com a sogra para passear pela cidade. Ela chegou dia 22 e, até então, não tínhamos mostrado quase nada de Toronto pra ela. Fomos pra downtown, mas estava praticamente tudo fechado! Foi então que resolvi me aventurar na pista de patinação no gelo lá da prefeitura. Pra uma marinheira de primeira viagem, até que não fiz feio. Tudo bem que só andei por uns 20 minutos e não me atrevi a grandes manobras. Acho que minhas habilidades sobre patins de rodinhas de quando eu era mais nova me ajudaram um pouquinho!


Sorriso no rosto, mas tensa!! O Pedro preferiu ficar só clicando!

Viagem: Dia 26 saímos cedinho de Toronto numa excursão de ônibus para Ottawa, Montreal e Quebec. Apesar de bem corrido, achamos que valeu muito a pena. Ficamos com vontade de voltar em outra oportunidade, talvez no verão, para andar bastante pelas ruas com calma, sem congelar. A cidade que menos conhecemos foi Ottawa... paramos em frente ao Parlamento e fomos avisados de que teríamos 20 minutos para dar uma andadinha por lá e fotografar. Acho que nem ficamos esse tempo todo lá, porque estava muuuito, muito frio! Nem pudemos entrar nos prédios, subir na torre... este foi o lado ruim de estarmos em excursão. Do Parlamento fomos pro Museu das Civilizações. A vista que tínhamos de dentro pra fora do museu me pareceu mais interessante que o museu em si.


Um dos prédios na praça do Parlamento



Vista de dentro do Museu das Civilizações

Ainda no dia 26 seguimos viagem pra Montreal. Chegamos no começo da noite e ficamos hospedados num hotel bem gostoso. Ainda bem, porque esse tipo de excursão pede uma boa noite de sono pra descansar! Mas quem disse que a gente já queria descansar?! Guardamos tudo no quarto e fomos dar umas voltas pelos arredores do hotel. Gostamos muito da cidade. Montreal nos pareceu mais limpa e organizada que Toronto. Na manhã seguinte saímos para conhecer várias igrejas. Uma delas, a de Notre Dame, que é a igreja mais linda que já visitei! Pena que as fotos são proibidas lá dentro... Visitamos também uma outra, que fica em cima de um morro, e é enorme! Também muito bonita (esqueci o nome...)


Notre Dame

Em Montreal, visitamos também o Biodôme e fomos na Montreal Tower. Subimos a torre inclinada de bondinho, mas infelizmente a visibilidade era zero devido ao mau tempo. Aliás, choveu e nevou nos três dias da nossa viagem!! A neve era mais abundante conforme íamos mudando de cidade.
Nosso último destino foi Quebec. Que cidade linda!!! Tivemos quatro horas para ficar passeando por lá. Valeu pela quantidade de neve, que deixou a paisagem ainda mais especial! O hotel em que ficamos em Quebec também era muito bom. Tinha até um restaurante no topo, de onde era possível ter uma vista privilegiada da cidade velha.



Cadê a escada?

Um se equilibrando no outro

E pra finalizar a "foto-reportagem" da nossa viagem, uma foto do nosso guia, um chinês muito figura que se apresentou como Plús... "My name is Plús. Like that actor, Plús Lee".


Eu, o Plús e a dona Ilva

O Estágio: Chegamos de viagem dia 28, e dia 29 começou meu primeiro estágio no Day Care. Já tenhos algumas histórias pra contar sobre isso, mas como não tenho paciência de ler posts muito grandes e imagino que a maioria das pessoas também não, vou deixar pra escrever no próximo. Só adianto que me parece que estagiários, por aqui, sofrem mais que no Brasil (no sentido de serem meio que "escraviários"). Mas as crianças são muito fofas!!

Ano Novo: Na noite de 31-12 fomos jantar na CN Tower. O restaurante 360º é muito legal. A comida é ótima e ver a cidade lá de cima, cada hora num cenário diferente (porque o restaurante fica girando) não tem preço. Confesso que quando eu ficava olhando muito lá pra fora ficava meio (mais) tontinha...! Saímos do restaurante pouco antes da meia-noite, para ver os fogos pelo andar de baixo. Fogos?! Que fogos?!! Não vimos NADA!! Nem parecia virada de ano!! E a não ser pelo nosso grupinho de nove pessoas se abraçando e desejando coisas boas para 2010, não vi mais ninguém fazendo qualquer tipo de comemoração...

Na primeira semana de janeiro o Pedro estava de férias e ficou passeando com a mãe dele por aqui. ROM, Casa Loma, compras... até no Honest Ed's ele a levou! Mas ela ficou fã mesmo foi do Dollarama e principalmente do Tim Hortons!

Para encerrar os passeios, no fim de semana alugamos um carro e fomos pra Niagara Falls. O tempo estava bastante frio, mas sem previsão de muita neve. Ops... Na verdade tinha previsão de "light snow", mas não sei se a previsão errou, ou se o light, para principiantes é hard. Só sei que começou a nevar e não parava mais!! E o Pedro, que nunca tinha dirigido na neve, não estava nada feliz com a primeira experiência! Ainda mais que, chegando em Niagara, numa descida, o carro começou a escorregar, e por pouco não batemos em um poste - o monte de neve que se formou próximo à calçada impediu. Ficamos presos ali, atravessados na rua por alguns minutos, até um policial camarada vir dar (literalmente) uma mãozinha e nos ajudar a sair de lá!
Passado o susto, deixamos o carro bem guardadinho num estacionamento coberto e fomos nos aventurar pela neve. Chegamos à conclusão de que apesar da paisagem lindíssima o inverno não é a melhor época para visitar Niagara Falls.


Paisagem de cair o queixo!


...E ontem à noite a minha sogra voltou pro Brasil.

Agora que nosso ano vai começar de verdade! Seria bom demais se pudéssemos ficar só passeando!

Um ótimo 2010 pra todos! =)

7 comentários:

Fernando e Silvia disse...

Adorei, então foi tudo muito bom!! 2010 está só começando, e muitas e muitas histórias pra contar! Um abraço pra você e pro Pedro. Boa Sorte com os pequeninos!
Silvia

Fernanda disse...

Que gostoso terminar o ano conhecendo tantos lugares novos!
Estarei esperando seu proximo post...
Tudo de bom em 2010!! E nos outros anos tbm!!
Bjs
Fernanda

Ursos no Canadá disse...

Feliz 2010 abençoado!!!!!!!!

Iremos p/ Vancouver no dia 30/01/10. É só ansiedade...rs!!

http://ursosnocanada.blogspot.com

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Quanta coisa legal vocês puderam fazer junto. Não vejo a hora de aproveitar tanta coisa boa por aí.

E a vida segue...

Marilia Araujo disse...

Ola meninos,
Feliz 2010 pra vcs! Só pra falar pra vcs que o nome da igreja no alto do morro é o Oratório St. Joseph! A vista é linda de lá de cima, e tirando o parque Mont Royal, esse é o meu outro ponto favorido da cidade para apreciar a vista nas noites de verao!
Bjos,
Marilia

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Dani, quanta coisa boa em tão pouco tempo! Desejo um ano muito feliz pra vcs!
Vamos tentar nos encontrar um dia desses, bater papo, trocar ideias.
Beijos

Anônimo disse...

Adorei o post! Dá para ter uma ideia do quanto vocês gostaram do primeiro fim de ano BRANCO. Eu quero passar por esta experiência também! Me aguardem!

Beijos com saudades,

mamãe