sábado, 16 de janeiro de 2010

Estágio # 1


Já vou começar minha quarta (de seis) semana de estágio como ECE - Early Childhood Educator e vim contar um pouquinho como está sendo essa experiência.

Tudo é completamente novo pra mim! Comecei a "trabalhar" dia 29 de dezembro... uma semaninha curta, de três dias, que só serviu pra me assustar! Eu estava completamente perdida naquela sala cheia de crianças que não davam a mínima pra mim. Então, fiquei só observando, como sugeriram as professoras (três, numa sala de 10 toddlers - 1.5 a 2.5 anos).

Na primeira semana de janeiro comecei a viver um pesadelo! Tudo quanto era serviço chato era eu quem fazia... Daniela, você pode ir buscar o snack da manhã? Claro! Daniela, agora você limpa as mesas, recolhe as cadeiras, varre o chão e pode levar o que sobrou pra cozinha! Aham... Daniela, busca as roupas de neve das crianças que nós vamos lá fora com eles. Oba!! Vou brincar na neve! Finalmente uma notícia boa! - pensei, inocente. Quando as crianças estavam prontas, ouvi: Daniela, agora você pode tirar seu break enquanto vamos lá fora. Ok! Daniela, você busca o almoço? Daniela, limpe as mesas, varra o chão e leve os babadores pra lavanderia! Daniela, desinfecte os brinquedos enquanto as crianças dormem. Daniela, tire o lixo com as fraldas do banheiro (nessa hora, quase vomitei por causa do cheiro! Agora já sei que tenho que segurar a respiração!). Foram cinco dias de muito trabalho braçal. Eu rezava toda noite para aquelas seis semanas passarem voando... queria voltar pras minhas aulas. A teoria era muito mais interessante que a prática! Pra completar meu pesadelo, eu preciso preparar e executar 12 atividades com as crianças durante este estágio, e a primeira delas foi um fracasso!!! Minha intenção era fazer com que as crianças imitassem alguns animais, à medida em que eu mostrava cada animal pra elas , em forma de brinquedo. Mas quem disse que crianças por volta de 2 anos de idade fazem o que uma pessoa praticamente estranha está pedindo? Comecei a imitar os animais e duas meninas me acompanharam. Isso deve ter durado menos de 2 minutos. Todos logo perderam o interesse e me largaram ali no chão, sozinha, imitando um macaco se coçar... Eu queria sumir!! Que saudades de revisar livros de Direito!!

Depois de algumas conversas com a minha mentora, que me deu várias dicas, e mais alguns dias de convivência com as crianças, eu fui me sentindo mais confiante e as crianças foram se acostumando comigo. A segunda atividade que eu fiz teve um resultado muito legal. As crianças adoraram e ficaram concentradas por um bom tempo. Mas a falta de prática me atrapalhou de novo! A atividade era de pintura, e eu só havia preparado o número exato de papéis de acordo com a quantidade de crianças. Só que elas queriam continuar pintando!! Se eu fosse uma ECE experiente, teria preparado material extra!

As funções de limpeza e leva e traz de coisas da cozinha e lavanderia continuaram... Mas como eu já havia aprendido a rotina, as professoram nem precisavam mais me pedir. Eu sei que isso faz parte da função, mas só uma pessoa fazer tudo sozinha é sacanagem!

No final daquela semana nós tivemos uma reunião no College pra dar feedback dos primeiros dias para as nossas professoras. Em meio a tantas reclamações, passei a achar que estava trabalhando num paraíso. Mesmo assim, comentei com a minha professora que estava fazendo sozinha todo o "serviço sujo". Ela disse que isso era bom pra eu me inteirar da rotina, mas sugeriu que, na segunda-feira, eu me adiantasse dizendo que iria trabalhar na minha observação. (tenho que observar o desenvolvimento de uma das crianças. Com o consentimento dos pais, que precisaram assinar um documento, eu tenho mais de cem perguntas pra responder a respeito da menina que escolhi). E foi o que eu fiz! Coincidência ou não, naquele mesmo dia começou uma outra estagiária. E o serviço sujo mudou de mãos! Na verdade agora nós dividimos, e está muito melhor.

Já estou me sentindo mais animada com o estágio agora. Ainda preciso trabalhar minha "abordagem" para iniciar as atividades com as crianças. Segundo minha mentora, eu falo baixo demais... Preciso impor mais minha voz. Mas é difícil!! Além de nunca ter feito esse tipo de trabalho, tenho que falar em inglês!! E eu morro de vergonha de falar errado. Sei que é bobeira da minha parte... estou trabalhando pra derrubar essa barreira de dentro de mim!

Um dia desses resolvi fazer uma brincadeira chamada "Guess what?" Escondi vários brinquedos numa bolsa de pano e, aproveitando que as crianças estavam mais ou menos juntas umas das outras, cheguei falando: "Pessoal! Tenho umas surpresas pra vocês aqui nesta bolsa! Quem quer adivinhar o que é?!" - silêncio total e vinte olhinhos olhando pra mim. Fiquei gelada! Eu era a dona da situação. Eles estavam quietinhos, esperando que eu continuasse a explicar a brincadeira. Nunca pensei que ficaria inibida na frente de seres tão bonitinhos e inocentes! Mas na verdade acho que o que me deixa nervosa é saber que minha mentora está me observando também. Talvez quando for a minha turma eu fique mais tranquila e consiga realmente desempenhar o papel de dona da situação!

Só tenho a dizer que este primeiro estágio está sendo um desafio pra mim! Há quem pense que o trabalho de ECE é "bolinho"... Não é meeesmo! Mas todo o esforço é recompensado pelas crianças! É uma mais figurinha que a outra!! Eles estão me conquistando a cada dia, cada uma com suas características! A menininha que estou fazendo o trabalho de observação é obcecada pelo Nemo! Todo peixe pra ela é o Nemo. Ela deve falar Nemo umas 50 vezes por dia!! De vez em quando ela me pede pra pega-la no colo pra que ela possa ver o peixinho que tem num aquário lá na sala de aula. Enquanto o peixe nada, ela fica "I'm here to see you, Nemo! I wanna feed Nemo!" De repente o peixe pára e "olha" pra ela. Nessa hora ela muda de voz, dá um suspiro e diz, com um sorriso no rosto: "Hiiiiii, Neeeemoo!!" é muito engraçado! Um outro menininho, outro dia me chamou de Lela! Eu colei um bonequinho de neve que estava rasgado, e ele ficou todo feliz: "Thank you, Lela!" - fiquei até emocionada! Juro!!! Meu apelido na família é Leli (quase igual), porque meu irmão mais novo não conseguia falar Daniela. Tem uma outra menina, que é a mais novinha e é toda bravinha. Toda manhã, quando eu falo bom dia, ela responde, com a testa franzida: "no!!" hahaha. Ah! E eu também estou aprendendo com esses pequenos! Outro dia um deles estava colocando um pincel na boca, e eu fui adverti-lo de que aquilo não era certo... eu disse: "Aidan, this is éca!" - e um dos amiguinhos me corrigiu, "This is not éca... this is yucky!" =)

Tudo está acontecendo conforme a professora do College havia comentado: a primeira semana é a mais difícil. Depois você começa a se acostumar, e quando acaba, você morre de saudades das crianças! Vou ver se consigo tirar uma foto com "minha" primeira turminha. Não sei se eles vão permitir... pode ser que eu tenha que pedir para os pais. Não custa tentar... Mas com certeza aqueles 10 rostinhos vão ficar por muito tempo na minha memória!

A foto do post é meu atual instrumento de trabalho!! Algumas coisas compradas, outras feitas por mim. Fazer essas coisinhas tem sido uma terapia. Fico horas recortando e colando, e nem sinto o tempo passar!

10 comentários:

Mariana disse...

Ola Dani
eu imagino que não seja facil mesmo, mas tenho certeza que vc vai sentir saudades. O bom das crianças é que ela são sempre sinceras e isso facilita porque sempre dao um retorno rapido, positivo ou negativo.
Imagine que o que aconteceu na sua primeira atividade com eles, ja aconteceu varias vezes comigo. Eu invento alguma coisa que acho que vai ser o máximo e fico sozinha fazendo, rs. Mas com um pouquinho de pratica em breve vc vai dominar quase todas as situações. E eu tb acho que saber que a supervisora esta te observando inibe muito. Qd for só vc vai ser bem mais facil.

um beijo

Fernanda disse...

Oi Dani!
Olha, não desanima não, é assim mesmo. Ja passei por exatamente a mesma coisa que você esta passando no meu primeiro estágio. E ele também era em inglês. A gente se sente como se fosse ser devoradas pelos pequenos. Eu também falava baixo e pouco, com vergonha do meu inglês. Mas conforme o tempo vai passando se torna mais espontâneo, a gente vai se sentindo mais a vontade com as crianças e aprende o tempo delas (que nessa idade é curto).
Sobre os trabalhos "braçais" é igual a função de estágio no Brazil. Como auxiliar de sala sobra pra nós as fraldas e a organização da classe e dos materiais.
Não é fácil não, mas vale muito a pena!
Fico muito feliz por você estar caminhando tão bem no curso.
Bjs
Fernanda

2much-ice disse...

Oi Dani,

Muito legal ver como as coisas estão fluindo. Acho que sempre no começo as coisas ficam mais puxadas mesmo, mas acho que vc logo logo acostuma. Não é nada fácil ver que a supérvisora está olhando e acho que isso deve atrapalhar mesmo.
Quanto aos baixinhos, é uma delícia né? Cada um com seu jeitinho, observação e peculiaridades. Não se preocupe quanto as brincadeiras não fazerem muito sucesso pq isso acontece mesmo. As vezes fico uma hora preparando algo p/ brincar com a Chris e quando vejo ela enterte 10 min e sai ... e eu fico ali sozinha... é engraçado.

Um bjão !

Ninha

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Pra mim você está dando um show enfrentando as dificuldades que estão aparecendo e conseguindo conquistar as crianças. Parabéns e continue assim.

E a vida segue...

Vanessa Nishiura disse...

Muito legal!!! =)
Às vezes eu penso eu trabalhar com esses seres pequeninos, mas às vezes é bem assutador...rs!
O tempo dirá... mas a importância dessa função é sem limites. É daí que saírão os grandes homens de amanhã... é aí a base de tudo! A hora de dar o exemplo, sabe?
Muito bom!
Abraços!
Vanessa
PS: passo sempre por aqui! ;-)

Fernando e Silvia disse...

Oi Dani, acredito que seja difícil somente esse primeiro passo, depois vai lembrar com orgulho de todo o caminho percorrido!!
O importante é que se sinta motivada e feliz em ensinar e aprender também!
Beijos,
Silvia

* Serena * disse...

Ahaha Dani, vc falando "Daniela faz isso, Daniela faz aquilo" me lembrou a Cinderela =P

Eu adorava trabalhar com crianças no acampamento, embora elas não fossem tão novinhas assim...

Enfim, te desejo boa sorte!

Beijos,

Dani

Anônimo disse...

Oi Daniela. Eu sou amiga da Carolina Cruz e foi por ela que conheci seu blog. Eu morro de vontade de me mudar para o Canadá! E, lendo seu post sobre seu trabalho fiquei tão feliz. Pq não importa o desafio que tu estás passando, trabalhar com crianças deve ser recompensador. Estou torcendo por ti, mesmo sem te conhecer. Parabéns pelas conquistas. Aproveite muito!!
Amanda Mesquita
mandimesquita@yahoo.com.br

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Dani, que experiência desafiadora e deliciosa ao mesmo tempo!
Tenho certeza que em breve vc vai tirar tudo de letra e lembrar com sauadades dos primeiros dias.
Beijos

Unknown disse...

Oi Dani!!
Olha sempre acompanho o seu blog e gostaria de pedir umas informaçoes sobre o seu curso...faz um mes que cheguei no Canada e tenho algumas coisas em mente...sei que vc deve estar ocupadissima mas se possivel, me manda um email que eu te respondo com minhas perguntas:) Ah, claro me chamo Karina, sou R. permanente tb, e meu email eh: karinagpaiva@hotmail.com
bem eh isso, sucesso na nova vida :)