terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sistema público de saúde - a primeira decepção


Hoje precisei fazer uns exames num labaratório aqui em Toronto e tive minha primeira decepção com o sistema público de saúde.
O laboratório fica no mesmo prédio do consultório do meu médico de família, o que achei ótimo, porque é bem pertinho de casa e eu não precisaria andar muito logo cedo, em jejum. Ops... logo cedo?? Que nada! Não sei se são todos assim, mas esse laboratório começa a funcionar, ou melhor, abre às 8 horas.
Cheguei às 8h10 e tinha um cartaz sobre a mesa, escrito a mão, orientando os pacientes a pegarem uma senha e aguardarem. Foi o que fiz. Minha senha era número 6. Sentei e fiquei só observando. Logo vi um senhor de jaleco em uma sala ao fundo. Ele mexia em algumas ampolas. De repente entrou um rapaz pela sala de espera com um potinho cheio de urina. Entrou em uma outra sala e deixou o potinho lá. Em seguida, o senhor de jaleco buscou o pote, levou para a outra sala, abriu e despejou certa quantidade em outro recipiente. Etiquetou. Jogou o resto da urina fora. Tudo ali, com a porta aberta, com a platéia que quisesse acompanhar. (Acho que só eu, já que as outras pessoas ou liam, ou conversavam, ou resmungavam pela demora).
Finalizados os procedimentos do exame do rapaz da urina, o senhor de jaleco foi para a recepção e chamou a próxima senha: "number 2" - 8h30! Se fôssemos nesse ritmo, com um só funcionário, eu desmaiaria de fome a qualquer momento! Era só esse senhor para dar conta de tudo! Chamar os pacientes, verificar os exames requisitados, passar os dados para o computador, imprimir etiquetas... eis que uma moça "apareceu" para ajudá-lo! Não sei se eles revezam ou se é sempre assim, mas a partir do momento em que a moça chegou, o senhor ficou sendo responsável só pela triagem dos pacientes. Em seguida chegou mais uma moça e aí sim, a coisa começou a fluir. Mas eu fui ficando cada vez mais preocupada. Uma delas usava um jaleco impecavelmente encardido e uma luva cirúrgica em apenas uma das mãos. E era com essa mesma mão que ela fazia anotações, guardava potinhos, coçava a cabeça, e até atendeu ao telefone. Torci muito para não ser atendida por ela e não fui! Mas a que me atendeu não usava luva em nenhuma das mãos!!! Parei de pensar! Ela disse para eu me sentar na cabine número 1. Entrei na sala e dei de cara com um biombo de papelão, com o número 1 escrito a mão. Sentei. A moça me entregou um potinho para colher urina. E eu que achava que estava ali só para um exame (completíssimo, porque o médico ticou vários quadrinhos do formulário) de sangue. Ok... perguntei pra ela onde eu teria que ir, e ela disse: "atravesse a sala de espera, passe pelos dois elevadores e vire à direita". Lá fui eu. Colher urina num banheiro público. Voltei. Eu e meu xixi atravessando a sala de espera. Agora era eu a moça do xixi. Quando sentei novamente no biombo #1, dei de cara com 13 ampolas. Contei duas vezes, pra ter certeza. Perguntei pra moça sem luvas se aquilo tudo era pra mim e ela disse que sim. Fez um singelo furinho com uma agulha em meu braço, e tchuf, tchuf, tchuf... só enchendo e trocando as ampolinhas. Em nenhum momento olhou para minha cara pra saber se eu estava desmaiada. Lembro de ter feito exames de sangue várias vezes no Brasil, e as pessoas lá sempre perguntavam: "tá tudo bem?" - isso com 2... 3 ampolas. E aqui a mulher me tirou TREZE ampolas de sangue e nem quis papo! Quando acabou, ela disse que precisava checar meu coração. Pensei: "ah, legal! Ela está preocupada porque deve achar que estou fraca... vai medir minha pressão antes de me deixar ir embora". Pediu que eu a seguisse até outra sala, e que tirasse a blusa que ela já voltaria para completar o exame. Aí que me toquei que se tratava de um outro exame!! E eu que pensei que estava ali só para um exame de sangue completíssimo e um de urina num banheiro público! O médico não comentou que me pediria esse exame do coração. Ou será que comentou e eu não entendi?!! To mal hein!! Mas beleza, é sempre bom fazer um check-up!
Bom, saí do laboratório verde de fome, e não pude deixar de lembrar da "melhor parte" dos laboratórios no Brasil: o vale-lanchinho após os exames!! Tinham uns que davam até pão de queijo e suco de laranja! Em outros era posível escolher entre chá, café, suco, chocolate, tipo de sanduíche... Acordei, entrei no primeiro Tim Hortons que vi e mandei pra dentro uma bagle e um chocolate quente.

O objetivo principal deste post é saber das pessoas que moram no Canadá se todos os laboratórios que atendem pelo sistema público são assim. Não vou nem ficar descrevendo como são os laboratórios que eu costumava frequentar em SP! Acredito que todos saibam do que estou falando! Achei tudo muito desorganizado e fiquei pasma com a falta de estrutura e higiene. Tomara que este seja uma exceção. Se alguém puder me dar dicas de outros laboratórios em Toronto, eu agradeço. Infelizmente não sei o nome desse laboratório que fui... nem sei se tem nome. Como os exames são enviados direto para o médico, não ficamos com nenhum protocolo, onde poderia estar escrito algum nome.

Eu não quero luxo, mas acho que luvas (que devem ser trocadas a cada procedimento), touca e um banheiro dentro do laboratório, esterelizado, deveriam ser o mínimo! A parte do café da manhã eu dispenso! Paga-se caro demais no Brasil por isso, eu sei!!


17 comentários:

Ana Celia disse...

Pedrinha,
O laboratorio perto de casa eh bom, simples, mas limpinho e bem eficiente. Fizemos diversos exames la sem problemas. Next time, avise que vc faz eles aqui perto de casa, eles abrem de fds tbem...:)

Bjs,
BM

inertia disse...

Ai ai... agora fiquei com medo de fazer check-up. hehe
Esse negócio de esperar muito é até perigoso, porque eu já ouvi falar que vc não pode passar de 12h em jejum pq altera o resultado dos exames!
Vc vai pedir o resultado dos exames? Dizem que aqui eles não ligam se tiver tudo bem né. Eu que sou paranóica com lance de doença vou sofrer com isso. hehehe

Anônimo disse...

Mas comparar o serviço público de Saúde canadense com o Privado no Brasil nao dá mesmo,se comparar com o SUS,acho que vai mudar de opinião!!

Dani disse...

Acho que não fui feliz no título do post. Na verdade o que me incomodou foi a FALTA DE HIGIENE DO LABORATÓRIO ONDE FUI, e não o sistema de saúde canadense em geral.
Meu objetivo é que as pessoas que já moram aqui há mais tempo digam se tb tiveram esse tipo de experiência em outros estabelecimentos ou se este é um caso isolado.
Já fiquei feliz em saber da Ana que em Milton existe um laboratório decente.
Dispenso comentários irônicos de pessoas anônimas subestimando a minha inteligência.

Fernando e Silvia disse...

Oi Dani, sei que nunca mais um Delboni Auriemo, mas esse aí foi de lascar!!! Na próxima semana já teremos direito também.
Beijos,
Silvia

Mariana disse...

Olá Dani,

ainda não fizemos exames em laboratórios mas já fomos em walk-in clinic e o médico chines era nojento. Ele cuspia quando falava e a boca ficava cheia de saliva o tempo todo. Sem contar que era um grosseiro de marca maior.
Infelizmente vamos encontrar muitas destas coisas por aqui tambem, mas valeu muito o post porque assim ficamos atentos.
Hoje nós levamos as crianças ao pediatra e foi maravilhoso. A médica era super gentil e tivemos o mesmo tratamento que tinhamos no Brasil sem ter que pagar a consulta.
Entendi perfeitamento do que vc reclamou. É claro que não dá pra comparar o serviço público do Canada com o privado do Brasil, mas mesmo no serviço público dá pra fazer um trabalho decente com simplicidade e usar luvas para coleta de sangue é o mínimo que um laboratorio deve ter, né? Afinal, é uma segurança para o proprio funcionario.
E agora já sei que a Ana celia tem um laboratorio bom para indicar - vou anotar, rs.
bj e boa sorte com os exames.

Lucianna disse...

Nunca passei por isso, NUNCA MESMO, provavelmente foi o laboratorio que vc foi, logico que nao tem lanchinho ate mesmo porque é pedir demais pro serviço público, no Brasil a gente paga e muito aos planos de saúde, não é mesmo?
Sempre fui bem tratada, nem sempre eles são um exemplo de simpatia mas no mínimo são cuidadosos.
Em Toronto eu fazia exame num laboratorio na Yonge X Davisville ou no Mont Sinai...

Boa sorte da próxima vez

Teca disse...

Nossa Dani, vc descrevendo o laboratório tá parecendo com os da Republica Tcheca. A diferenca é que lá ainda tinha o resquício comunista e além dos jalecos encardidos, tinham os cabelos ensebados e o cheiro nada agradável hehehe. Mas o pior de tudo é que lá eu ia somente em clínicas particulares, não me atrevia ir ao sistema público. Minhas amigas que ainda moram lá contaram-me que o sistema publico melhorou bastante nestes últimos 3 anos, e que agora estão com equipamentos novos, os funcionários mais asseados hehehe. E que as clínicas e laboratórios particulares ficaram no mesmo nível do público e agora estao correndo atrás do prejuízo hehehe. E viva o capitalismo!

Dani e Rafa disse...

Dani
Vou tentar deixar meu comentario curto rsrs. Da uma olhada na minha primeira experiencia canadense: http://amarchadospinguins.blogspot.com/2007/09/utilizando-o-sistema-de-sade.html e vc tira as suas conclusoes. rsrsrs

Toda vez que vou fazer exame de sangue eu acho que estou fazendo doacao tambem. O volume eh tao absurdo que eles tiram, que eu brinco que tem um mercado negro por traz das amostras de sangue.

O laboratorio que eu vou eh suuuuper simples, mas limpinho (fica em Maple) e eu tb ja usei o hospital Sunnybrook e gostei bastante. Me fala se vc quer os enderecos.

Vai se acostumando amiga, o Canada eh divertido, mas ta longe de ser perfeito.
Beijos

Claudina Romao disse...

OI DANI....ainda nao achei um médico de familia ja liguei em varios tbem eu tava tentando achar algum que falace espanhol e portugues mas ate agora nada por favor me passa o tel do seu quem sabe da certo....obrigada bjus meu email claudinaromao@hotmail.com

Anônimo disse...

A pior parte vem depois...vc nunca vera a cor destes exames e nem os resultados....espere um telefonema do family doctor ou nao...
Aqui vc sempre fica analfabeta, com cara de idiota, pque nao sabe o fim q deram os exames.
To no meu quarto ano aqui e nunca tive uma ecografia...so se o doctor mandar. Uns dizem q isto eh sorte, sinal q estou com muita saude, mas eu pergunto: E onde fica a prevencao? Eles so te chamam para verificar qdo vc esta donete mesmo ? Nunca entendi...boa sorte...

Dani disse...

Anônimo, não costumo conversar com desconhecidos... vc poderia se identificar. Não entendo isso!
Mas como vc tá gostando de passear pelo meu blog, vou deixar um recadinho aqui não só pra vc, mas quem tiver ficado preocupado com essa sua última observação.
Meu médico de família falou para eu voltar no consultório dois dias depois que fizesse os exames porque ele gosta de mostrar para os pacientes dele o resultado e conversar. Disse que se tivesse algum problema, me ligaria antes disso.
Apesar de ter ficado decepcionada com o laboratório, não tenho o que reclamar do nosso médico de família. Ele é bem atencioso, explica, desenha, tem paciência, enfim...
Obrigada pela sua preocupação! =)

Anônimo disse...

...como dizia o velho poeta Tom Jobim "Aqui é bom mas é uma merda, no Brasil é uma merda mas é bom".Lanchinho deveria ser coisa para aí pq no Brasil agente tem buffet mesmo e com direito a garçon com terninho limpinho e branquinho,faxineira,manicure e frentista!Mas é por isso que eu não entendo brasileiro,aqui vive falando mal,depois q vai embora fica comparando e chorando pitangas.Vai entender!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Vixe. Que trem esquisito. Ainda bem pelo menos que esse fato foi uma exceção à regra pelo que a gente lê sobre a saúde no Canadá.

E a vida segue...

Eliane disse...

Oi Dani,
aqui em Calgary, não é nem um Deboni, mas fiz esses mesmos exames que vc fez em um excelente laboratório que fica dentro de um hospital é muito perto da minha casa, fui muito bem tratada, muitos funcionários, tudo limpo e rápido, funcionários diferentes para a triagem e exames. Uma funcionária atenciosa que me perguntou se estava tudo bem comigo na triagem e me garatiu que não iria doer e não doeu mesmo. Acredito que porque aqui é interior do Canadá as coisas ainda seja de outro jeito, pode ser.
Bjs e boa sorte.
Eliane

Maple Syrup com Fubá disse...

Oi,

Nem todos os lugares eh ruim assim. Ja tive experiencias ruim tb.
Eh importante tentar nao comparar porque eh ate injusto. No Brasil (para nos que podiamos pagar) o sistema era privado, aqui eh publico. Com certeza, por mais estranho que o sistema nos pareca aqui, deve ser bem melhor que o sistema de saude publica brasileira....

Mas, sabia que vc pode pedir copia de todos e qualquer exame que vc quiser?

Eh um direito seu. Eh so informar o seu medico que vc quer copia e ele tem que te dar uma copia.

beijos

paula

Unknown disse...

Eu fiz exame de sangue e urina na semana passada,mas pelo jeito só vou saber dos resultados se der alguma coisa errada.
O laboratório fica ao lado do consultório da minha family doctor e só tínha uma chinesa para atender as pessoas, telefone e tirar sangue.
Eu tinha trauma de enfermeira chinesa porque uma vez precisei tirar sangue e ela deixou um hematoma que pegava metade domeu braço. O mesmo ela fez com o Pedro.
Essa da semana passada felizmente não deixou hematoma, mas eu me apavorei na hora porque ela fez tudo tão rápido e tão sem carinho que achei que iria arrancar meu braço fora.
Mal falou comigo e eu nem sabia se teria que voltar pra buscar o resultado. Aí ela respondeu secamente que mandaria para minha family doctor.
O laboratório é simples mas me pareceu limpo.
Bjs