sexta-feira, 29 de maio de 2009

Eu também quero trabalhar!


Não acho certo só o Pedro ficar ralando atrás de emprego. Eu também quero trabalhar! Essa vida só de dona de casa não me agrada tanto, e como (ainda) não posso me dar ao luxo de ser madame, resolvi me mexer! Quem sabe um dia?! rs

Depois de 1 mês e meio por aqui, e percebendo que tá cheio de gente TRABALHANDO com o inglês às vezes até pior do que o meu, achei que estava na hora de tomar uma atitude pra descobrir o que eu posso fazer no Canadá. Sim, digo descobrir porque infelizmente, pelo menos por enquanto, vai ser praticamente impossível continuar a fazer aqui o que eu fazia no Brasil, onde eu era proofreader (revisora de textos). Obviamente, em português. 

Ficamos sabendo de um lugar chamado Times Change, que é uma instituição que oferece apoio a mulheres* que querem ajuda para procurar um emprego e também àquelas que, assim como eu, não têm a mínima idéia do que fazer. Depois de me registrar por telefone na semana passada, hoje participei do workshop introdutório, o Getting Started, e nos foi explicado com detalhes cada programa. Para o grupo das "decididas", a instituição oferece um workshop de uma semana chamado Job Search, que nada mais é do que dar dicas de como montar seu resumé, como se portar numa entrevista de emprego, simulação de entrevista gravada em vídeo etc. E para o grupo das "perdidas", no qual eu me encaixo, é oferecido um workshop mais extenso, o Career Planning, que abrange 10 sessões divididas em 5 semanas (2 vezes por semana). Pelos exemplos de atividades que nos foram mostrados, vi que é algo como "um mergulho em si mesma" para saber quem você é, o que gosta e o que não gosta de fazer, quais as suas habilidades... uma espécie de teste vocacional bastante complexo. 

Depois da apresentação dos programas, tivemos que falar um pouquinho de nós e dizer em qual workshop estávamos interessadas. Quando chegou a minha vez, eu disse que seria perfeito se eu pudesse exercer a mesma profissão que exercia no Brasil, mas que em virtude do meu inglês, eu estava ali disposta a descobrir alguma outra possibilidade de trabalho. Por isso, escolhi o Career Planning. A mediadora do workshop parece que não concordou muito com a minha escolha, e disse que talvez fosse melhor eu marcar uma hora pra conversar com a consultora educacional - outro serviço oferecido pelo Times Change. 

Ao final do workshop fui conversar com a mediadora pra saber em que sentido a tal consultora poderia me ajudar, e ela disse que como eu já tenho um foco - ser revisora - eu não precisava fazer o workshop... bastava conversar com a consultora e ela me indicaria alguns cursos para eu me aperfeiçoar e continuar sendo revisora de textos. Aham!! É muito simples né!! Acabei de chegar, e não que meu inglês esteja macarrônico... pelo contrário, estou até feliz com meu progresso, mas não é porque eu sou capaz de me comunicar, de acompanhar um workshop e de entender Os Simpsons e Friends na TV que eu vou me meter a ser revisora!!! No way! Tentei explicar isso pra ela, mas parece que ela não quis entender! Maldita hora em que eu fui dizer que seria perfeito trabalhar como proofreader aqui! Sejamos realistas! Não é só porque uma pessoa fala uma língua que ela é capaz de exercer esse tipo de profissão! Conheço muita gente que sabe muito bem o português, mas que não é capaz de revisar um texto. Existem as técnicas e tudo mais! 

Mesmo assim marquei uma hora com a consultora. Realmente gosto muito de fazer revisão. Quem sabe dentro de alguns anos eu não esteja apta a fazer isso em inglês também?! De repente ela me indica algum curso legal e eu vou fazer. Por que não?

Maaaaassss paralelamente a isso eu quero trabalhar em alguma outra coisa! Por isso vou batalhar pelo workshop que escolhi. Sim, batalhar! Ou você acha que é só fazer a inscrição?! Na-na-ni-na-não!! Tudo o que é muito fácil não tem graça! Existem apenas 13 vagas e as 13 primeiras pessoas que chegarem no Times Change no dia combinado serão as felizardas! Mais ou menos assim: "Quem chegar primeiro põe o dedo aqui que já vai fechar!!" - achei esse critério meio ridículo, mas como o próximo workshop desse só vai começar em setembro vou fazer de tudo pra chegar entre as 13 primeiras e garantir a minha vaga no que começa dia 11 de junho. To pensando em fazer amizade com o porteiro do prédio pra ele facilitar a minha entrada caso a fila já esteja virando o quarteirão quando eu chegar!!

Em tempo: se você ficou interessada no outro workshop (o das decididas), fique tranquila! Quase toda semana tem turma começando e você pode simplesmente se registrar pelo telefone. A "gincana" é só para as perdidas!! 

* Não entendi bem por que a instituição é só para mulheres! Mas não vou precisar queimar o sutiã em praça pública, viu, Monique?! Nada a ver com feminismo!! rs

4 comentários:

Ninha disse...

ADOREII !!!

Com certeza eu estaria la com a minha barraca acampada.

Falando nisso, ja anotei aqui a dica pra fazer ai além do ESl.

Bjs Dani,
Ninha e Dodo

Anônimo disse...

Oi Dani; Chega lá bem cedo para garantir a sua vaga....
Me lembro a um tempo atrás tive que ir no consulado português e eles tinham um número limitado de atendimentos por dia, quem chegasse primeiro estava dentro. Fui para lá com meu pai as 4 da manhã, logo a primeira.E logo depois o povo começou a chegar....

Kkkkkk, rí muito com o sutiã. bjs,

Fernando e Silvia disse...

Dani, acho que me encaixo bem nas "perdidas". Conversei com umas brasileiras que chegaram aqui bem antes, e parece que o inglês é o diferencial. A maioria trabalha com imigrantes, depois de falo. Venha conhecer meu Kinder Ovo quando quiser, depois te mando o endereço e telefone ok? Um beijo pra vocês!
Silvia

Nana disse...

Já falei! Compra a "Toca do Gugu" e dorme na fila para chegar antes de todo mundo!

Boa sorte, irmã!!