terça-feira, 26 de maio de 2009

Entrevista por telefone

Estava dormindo hoje de manha e acordo com o telefone tocando. Era uma pessoa de uma empresa pra qual eu havia enviado meu curriculo na semana passada. Se tratava de uma entrevista por telefone. Nessa hora, o ideal, de acordo com o que aprendi nos cursos por aqui, seria ter pedido pra ela se eu poderia retornar a ligacao um pouco mais tarde, assim daria tempo de rever os detalhes deste anuncio de emprego e tambem da empresa, a fim de estar melhor preparado pra entrevista.
Mas a emocao e tao grande que eu disse pra ela que sim, que poderiamos conversar imediatamente.
Ela fez algumas perguntas sobre as funcoes que exerci nas empresas em que trabalhei, se eu tinha permissao pra trabalhar aqui e por que eu havia decidido vir pro Canada. Em determinado momento ela fez uma pergunta que eu tive dificuldade de entender e pedi pra ela repetir duas vezes, o que certamente nao deve ter causado boa impressao. Pelo que ela explicou, esta era uma pre-screening interview. Apos ligar pra algumas pessoas ela vai encaminhar ou nao o curriculo pro responsavel pela area. Segundo ela, esse processo vai levar ainda umas 3 ou 4 semanas. Depois que desliguei o telefone, comecei a pensar nas coisas que respondi e ai percebi como poderia ter ido bem melhor na entrevista. Mas serve de primeira licao e da proxima oportunidade vou estar mais bem preparado.

Chegamos aqui ha um mes e meio. No comeco a correria e grande, mas depois que as coisas estao mais assentadas, vem a parte mais complicada, que e justamente a busca por emprego.
Ja conclui o curso no Skills for Change e ha duas semanas venho enviando curriculos pra algumas vagas. Confesso que estava bastante desanimado por nao receber nenhum contato, nenhum feedback. O Canada foi menos afetado pela crise do que os EUA, mas mesmo assim a situacao esta dificil. Mesmo pra empregos do tipo "survival" a coisa nao esta facil. Estes dias, no onibus, estava ouvindo a conversa de duas mocas (com ingles perfeito), reclamando sobre a dificuldade de conseguir uma vaga. Uma so conseguiu um emprego part-time e a outra nem isso estava conseguindo. E agora com o verao, muitos estudantes em ferias procuram emprego tambem, aumentando a concorrencia.

Estamos gostando bastante daqui, mas so vamos efetivamente desfrutar as coisas com a consciencia leve quando o dinheiro estiver entrando tambem, e nao so saindo.
Que Deus nos ajude!

3 comentários:

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Desejo boa sorte pra vcs. Em poucos dias seremos nós nessa busca por um lugar ao sol.
Tudo de bom pra vcs!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Mas de qualquer forma é ótimo ver que as entrevistas começaram. Tudo vai dar certo.

E a vida segue...

Unknown disse...

Alessanco Gama

Tudo vai dar certo e tenho certeza que logo logo estarão tranquilos e prontos pra aproveitar ao máximo a vida aí...

e a propósito, eu minha mulher estamos montando o processo do CSQ para imigrar para o Canadá... como ela é professora vai precisar dos antecedentes criminais, eu sou jornalistas, eu precisarei também?

desde já agradeço a atenção...