segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Onde morar?!


Agora que já entregamos os documentos, estamos mais livres para pensar no nosso futuro no Canadá.

Toda mudança é complicada. Eu mesma já me mudei seis vezes e sei bem que uma simples troca de apartamento – na mesma cidade – requer muita atenção e certos cuidados. Imagine então uma mudança de país!! Pior: um país onde nunca estivemos! Tá certo que estamos saindo no lucro, já que a mudança é do Brasil para o Canadá, e nem preciso citar aqui os fatores que nos levaram a optar por isso, mas mesmo assim precisamos ficar atentos a todos os detalhes. E o primeiro “detalhe” é: onde vamos morar?
A princípio, quando ainda não havíamos explorado muito virtualmente o novo país, a primeira cidade que nos vinha à cabeça era Toronto. Adoramos a cidade, seus parques, a qualidade de vida, transporte, sem contar a beleza. Eu fiquei surpresa com a quantidade de brasileiros que vive lá! Já li em mais de um lugar que pra quem vai estudar e quer aprender inglês, não é o melhor lugar, já que a maioria dos brasileiros escolhe Toronto e corre-se o risco de ficar falando só em português fora das aulas. Bom, mas esse não será o nosso caso! Ter brasileiros por perto, na verdade, para nós seria até uma vantagem! Calor humano, troca de experiências...
Tivemos também muita “propaganda” positiva de Mississauga. Fazemos parte de um grupo de e-mails no qual a maioria dos que já estão no Canadá vive nessa cidade e adora! Ao mesmo tempo em que a possibilidade de viver lá nos parece muito acolhedora, ficamos um pouco inseguros com o fato de nossos amigos enfatizarem a necessidade de se possuir carro, já que, ao contrário de Toronto, Mississauga não conta com sistema de metrô. Porém, como tudo indica que no início nós não teremos carro, ficamos imaginando a dificuldade de se fazer, por exemplo, uma compra de supermercado... de ônibus! E outra: somos dois! Mesmo que conseguíssemos comprar um carro logo, alguém iria acabar ficando a pé na hora de ir trabalhar. (Ressalto que isso nunca foi problema pra mim aqui em SP, já que não tenho carro e me viro muito bem com ônibus e metrô... mas com temperaturas beeem acima de 0!). Isso ficaria mais difícil ainda caso um de nós, devido à proximidade, conseguisse um emprego em Toronto!...

Mais tarde, “conhecemos” Calgary e ela fez bater forte o nosso coração! Quem vive no Canadá e quem acompanha o país já sabe do boom de empregos no estado de Alberta. E Calgary parece ser um lugar bastante aconchegante e tranqüilo, também com parques bonitos e ótima qualidade de vida. Ontem mesmo li em algum lugar que Calgary é a cidade mais limpa do mundo! Quanto a valor de imóveis, o que temos sentido é que está tudo mais ou menos “empatado”. Por favor, me corrijam se eu estiver enganada.

Pois bem... se a dúvida já era grande para decidirmos por Toronto ou Calgary, eis que surge uma Vancouver em nosso caminho! Ela, hoje, é nossa musa inspiradora no Canadá! Cidade maravilhosa (ops... qualquer semelhança...), imponente, uma das melhores do mundo pra se viver! Ainda não terminamos nossa pesquisa sobre Vancouver, mas pelo pouco que já lemos parece que a oferta de emprego não é tão grande como em Toronto e Calgary. Por outro lado, existe menos gente em Vancouver que em Toronto... O que me deixou animada com relação a essa cidade foi o clima! Dizem que o verão é morno e o inverno é ameno. Não neva taaaanto, mas por outro lado, chove bastante. Do lado de cá do computador, fazendo um comparativo de fotos, o que senti é que Vancouver tem uma beleza natural incrível, enquanto Toronto é mais cinza... Posso estar enganada. Precisamos concluir nossa lição de casa!

A verdade é que estamos parecendo dois adolescentes que estão descobrindo os encantos do amor. Cada hora aparece um "mocinho" diferente na minha frente e eu me apaixono por uma de suas qualidades. Mas com quem devo ficar?

Sorte que temos um tempinho antes da decisão final – que não precisa ser definitiva! Nada impede que vivamos 1 ano em lugar, depois 8 meses em outro, mais 2 anos em outro e assim por diante – me senti uma cigana agora!!

Temos que sanar essa dúvida antes do embarque, já que assim que chegarmos precisaremos tirar nossos documentos, e para isso, deveremos estar instalados em algum lugar! E o fato de cada estado ter as suas leis diferenciadas (por exemplo, em cada cidade dessas que citei existe um jeito diferente de se tirar a carteira de motorista) pode atrapalhar um pouco as pessoas mais indecisas.

Não tenho vergonha de dizer que, no final, vamos para onde o Pedro decidir. Isso porque, infelizmente, eu não sou uma profissional de sucesso aqui no Brasil; não estou deixando uma carreira brilhante, muito menos um emprego promissor para trás. O que vou ter que fazer é me encontrar em uma nova atividade por lá, já que hoje trabalho com revisão de textos – em português!!

Então o jeito é continuar “estudando” esse país que nos oferece uma gama enorme de opções, e focar num lugar que proporcione bons resultados profissionais para o Pedro. Eu vou na cola!

Para encerrar, deixo aqui uma frase dita ontem à noite pelo meu marido “decidido”!!:

“Eu estou noivo de Toronto, paquerando Calgary, mas acho que vou acabar me casando com Vancouver!”
Esse homem sabe o que quer!! Ainda bem que na hora de me escolher não teve tanta concorrência!



22 comentários:

Silney disse...

Oi Dani , como sempre , muito bom ler teus posts... a tua ultimas duas frases ..é só pra rir mesmo...
..mas..acho q depois do sufoco de entregar os documentos..vem a melhor parte.. q é a escolha da cidade onde vamos morar...é bem como vc falou.. parece uma paixao de adolescente, daquelas que não sabe com q mocinho ficar!!!hahaha
Bem , o lugar q vcs escolherem com certeza será o melhor..e no final tudo vai dar certo!
Um grande abraço estou na torcida!

Anônimo disse...

a parte cigana você pegar como sendo uma influência minha... afinal estou moranda na quarta cidade do ano e no terceiro estado! (tudo isso dentro do brasil) e, de mudança (tomara que logo!!) para o segundo lugar de SP.
meu deus... realmente as mudanças dão medo, frio na barriga... mas ao mesmo tempo dão muito experiência!

ontem sonhei que vocês estavam se casando na igreja! nossa... eu chorei tanto, mas tanto! (no sonho!)... acho que já é saudade... :´)

estou torcendo para que tudo dê certo logo!

não tenha medo de arriscar! lembre-se que crescer dói... mas vale a pena! no final tudo dá certo!

beijos! e boa sorte, sempre!!! =)

Anônimo disse...

Estamos passando exatamente pela mesma fase. Como as mesma impressões e dúvidas. Estamos bem empolgados com Calgary... Toronto parece uma noiva, mas que teve uns 15 anos de namoro e as coisas já esfriaram.

Vancouver é a vizinha bonita de Calgary. : )

A vantagem é que todas as opções são ótimas.

Ahh e nós já cogitamos també, Ottawa.

Ninha disse...

Oi Dany
Nos aqui estamos decididos a irmos para Toronto. Mas, coooom certeza, depois q chegarmos, nada impede de aplicar para outros estados.
Calgary esta realmente com um probleminha no setor imobiliario, pois tem mta gente para pouca casa, o que faz os preços estarem bem salgados.Vancouver é linda, porem a chuvinha de todo dia acho q irritaria a gt, ja basta o frio ne? rss
Mas Toronto ainda continua a menina dos olhos...mas nada tb que com o passar do tempo nao mude.Acho que pelo fato de ja ter estado la, a cidade me encanta, mas como vc falou, o Homem dos negocios é o marido tb, e nos só vamos atras ...
beijos
Ninha

Mila e Arlei disse...

Olá,
Gostaríamos de agradecer o comentário feito no nosso blog. Que bom que agora vcs estão considerando Vancouver.
Tudo de bom para vcs. Tenham uma semana ótima.
Mila e Arlei

Eliane disse...

Fiquei encantada com o seu post, muita meiguice e sabedoria, aproveite muito esses momentos são muito valiosos, sonhar, acreditar e fazer acontecer. Tudo de bom, estamos aqui vibrando por vcs. Beijos, Eliane

Ana Celia disse...

Oi Dani,
se o seu marido e' de Comex, como nos... eu ficaria entre Toronto e Vancouver (as empresas normalmente possuem a sede em Toronto e filiais em Vancouver)...:)

Bjs,
Ana

Sandro e Família disse...

Dani

Sou meio suspeito para falar sobre esse tópico, mas torço para que o padre abençoe logo a escolha do seu marido por Vancouver pois assim teremos novos vizinhos cariocas e prometo que no primeiro verão levo vocês nas praias de BC quando bater a saudade.

Abração

Cecilia Brandao disse...

oi DANI,

Engraçado: antes de imigrar a minha dúvida era justamente em relação a estas tres cidades... rsrs
Olha, qualquer que seja a escolha de vocês,será acertada. Cada Província do Canadá tem suas qualidades. Não há lugar ruim....
Eu tinha muito medo do frio e quando me falavam em 15 graus negativos,. não conseguia me imaginar "sobrevivendo". Hoje, tivemos sensação térmica de -26 e pude vivenciar uma rotina normal, vida normal. Quando entrei em casa com o Matheus, pensei: puxa, é tranquilo... Vancouver é maravilhosa. Tem a melhor qualidade de vida do mundo. O clima é mais ameno, porém chove muito, mas SP tbem tem muita chuva e ainda tem enchente... rsrs Calgary tem dias maravilhosos, ensolarados e tem chinook (o vento), coisa que não tem em nenhum outro lugar do Canadá, além de sermos vizinhos das montanhas rochosas, o que é um privilégio e tanto... E Toronto está a 10 horas de SP - voo direto, comunidade brasileira grande... Quanto ao clima, muito húmido, com sensação térmica muito pior di que Calgary no inverno, porém com um verão mais longo... Enfim, continuem pesquisando e tenho certeza que se de repente começar a pesquisar sobre Nova Scotia, Monitoba ou Saskatchewan, por exemplo, vai encontrar um monte de coisas boas também...

beijos e boa sorte pra vcs


Cecilia

Anônimo disse...

Só um oizinho rápido para o casal saber que estou acompanhando a saga de vocês...
bjocas,
carol!

ps. pedro, vi o vídeo do casamento de vcs! me cortou o coração ver vc emocionado.... achei tão lindo!

Gisa disse...

Olá Dani. Não conhecia o blog de vocês. Gostei muito!

Vi que você trabalha com revisão de textos...Eu também faço, além de ser professora de Português aqui...Você também é professora?
Quanto ao canadá, trabalhar nesta área, será meio complicado, acho eu. Já estou preparada, para se preciso for, recomeçar em outra área.
Ao que tudo indica, vamos para Toronto.
Abraços e sucesso nesta caminhada

Breno disse...

Casal,

Adorei este post, parabéns Daniela pelo texto !!!! Assim como o Sandro, também sou suspeito para falar de "Vanshower", espero que possamos ser vizinhos e pratiquemos muito esqui em grouse mountain e whistler !!!! e no verão muito frango com farofa nas belas praias dos vancouverites !!!

Abs

BZ

Dani disse...

GISLANE:

Caso vc passe por aqui de novo, deixe um contato pra trocarmos figurinhas sobre revisão e Canadá! Tentei entrar no seu blog, mas não tive acesso!

Obrigada!
Daniela

Mila e Arlei disse...

Estamos torcendo para que vcs escolham Vancouver!
Abraços.

Pulando Fora disse...

Oi,
Boa sorte para vocês nessa angustiante espera até o pedido de exames médicos e passaporte.
Entendemos bem essa dúvida sobre qual cidade escolher. Quando já se tem uma oferta de trabalho, pelo menos essa dúvida já fica resolvida, mas quando temos que escolher entre todas as cidades de um país inteiro, todas têm seu lado positivo e negativo e temos que pesar, no nosso caso em particular, qual seria a melhor.
Nós também ainda não decidimos para que cidade iremos e acho mesmo que só decidiremos em definito quando chegarmos lá.
Paciência na espera...

Pulando Fora

Kel disse...

Muito bom encontrar o blog de vcs,nessa fase de preparação fico feliz evirou um grande hobby descobri blogs e acompanhar o sonho de cada um e sentir que todos nós estamos vivendo a mesmas angustias e os mesmos sonhos.
Nos tb ainda não optamos pela cidade que vamos morar, essa talvez seja a maior indecisão que ja vivemos, hahaha.
Boa sorte no processo de vcs

Raquel e Daniel

http://www.numafria.com

Ottawa abaixo de zero disse...

Olá Dani,

Chegamos há quase cinco meses aqui nas terras congelantes.
Assim como vocês ficamos na dúvida de qual cidade seria, para nós, a ideal. Desde o começo penssávamos em Vancouver pelas condições climáticas, então decididamente compramos as passagens. Exatos um mês antes de embarcar mudamos de idéia e aí na correria da grande mudança não fizemos grandes pesquisas e viemos para Ottawa.
Estamos satisfeitíssimos com a decisão.
Se quiser mais informações sobre a cidade entre em contato.
Um abraço,
Luciana

Teca disse...

Oi Dani,
Adorei o blog de vocês!!!!Já adicionei aos meus favoritos!!!!
Não faço a menor idéia como seja morar no Canadá heheh. Minhas experiências são somente Rep. Tcheca e Alemanha!!!!
Mas não se preocupe em relação a ter carro, quanto às compras você aprenderá comprar menos e ir mais vezes ao supermercado. Lembro da nossa primeira compra no supermercado em Praga, o nosso carrinho lotadoooooooo e o dos outros (uma cestinha ao invés de carrinho) bem vazio hehehe. Aqui na Alemanha eles fazem igual... compram pouco mas vão mais vezes!!!

Beijos e tenha certeza que a adaptação será fácil fácil.
Teca

Anônimo disse...

Oi Dani!
Vim retribuir sua visita e gostei bastante do seu blog. Mas ó, vou te falar, viu? Não sinto nem um pouco de saudades da fase que vocês estão passando... rsrsrs Essa ansiedade mata! Eu achei que nõ ia sobreviver ao processo de imigração (que ia ter um infarte pelo meio do caminho - hehehe).
Mas é isso aí. Boa sorte com suas pesquisas e vc falou muito certo: nada te impede de mudar de cidade depois de um mês, por exemplo...
Eu estou morando em Halifax, NS, estou a-m-a-n-d-o a cidade mas moro na parte considerada "rural" (15 minutos de carro mas é rural) e não tem ônibus de linha aqui. Então o jeito foi ter carro mesmo (bah, pq eu escrevi isso??? nada a ver, né? rsrsr).
Bom, boa sorte nas pesquisas! Beijinhos
www.sustenido.mus.br/blog/

R disse...

Oi Dani
Acabei de conhecer o blog de vcs...muito legal...sou nova nesse mundo tb.
Nós decidimos ir pra Toronto pq o Gus é fotógrafo e lá tem grandes estúdios, além de um grande amigo ser de lá...enfim, quem sabe um dia a gente não se cruze?
Abraços

Claudia e João disse...

Obrigada pela dica!!!

Acho que vou precisar MESMO de um livro desses porque assim como vocês, temos dúvidas quanto ao lugar que pretendemos ir.

O que vamos fazer é: o João vai mandar currículo pelas cidades que estamos interessados e, se alguma empresa chamar, nos mandamos para lá! Caso isso não dê certo, o plano B é escolher a cidade onde teremos mais amigos e conhecidos.

Tomara que paremos na mesma cidade!

Adicionada.

Abraços,

Claudia

http://brincandonogelo.blogspot.com

Anônimo disse...

Nossa, Dani... so mesmo estando na sua pele pra saber o que eh essa ansiedade que voces estao sentindo! Fico muito feliz por voces, pela coragem e pela forma positiva como estao encarando essa experiencia maravilhosa e que sera, sem sombra de duvidas, tao enriquecedora nas suas vidas! Que Deus os abencoe! Ja estou com saudades, mas numa torcida imensa por voces dois!
Beijos!!