quarta-feira, 21 de novembro de 2007

No consulado de SP: Entrega dos docs!

Hoje fui entregar pessoalmente a documentação no Consulado, que fica na Torre Norte do WTC SP, aí na foto ao lado.
Sei que poderia ter enviado a papelada pelo Correio, mas deu tanto trabalho juntar tudo, que fiquei com medo de dar azar e o envelope acabar extraviando, vai saber! Fora que queria conhecer logo o tal Consulado (e quem sabe a Maria João? rs) para não ficar algo muito virtual. rs
Fui no horário de almoço e me dei mal, pois o atendimento ao público é somente das 9:30 às 11:00 pela manhã, e das 15:00 às 16:00 à tarde (de segunda a quinta!).
Como teria que esperar por cerca de duas horas e meia pra poder fazer a entrega pessoalmente, tentei desistir e deixar o envelope na recepção do WTC (um balcão exclusivo do Consulado do Canadá), mas não foi possível, já que eles não permitem isso. Como não havia uma agência dos Correios por ali, pensei: "Quer saber de uma coisa? Vou esperar, já que estou no inferno, agora quero ver o diabo!" (hehehe Desculpem pela expressão!)
No subsolo do WTC, há várias lojas e uma grande praça de alimentação. Então almocei por ali mesmo, enrolei bastante e voltei pra recepção do térreo quando faltavam 10 pras 15:00. E eis que, quando chego lá, já havia uma fila de umas 20 pessoas na minha frente! rs Bem, deu 15:00 e, após a identificação individual, fomos liberados para subir.
Chegando no 16º andar, temos que deixar o celular desligado dentro de um armário numerado, o guardinha dá uma chave para cada um. Antes de entrar e passar pela porta detectora de metais, temos que dizer o que vamos fazer para que indiquem a qual guichê devemos nos dirigir (são 3 ao todo). Entrei e fiquei na fila do tal guichê, atrás de uma jovem senhora loira com seu filho de cerca de 20 anos. E depois disso entendi o porquê dos funcionários não serem sempre muito bem-humorados por lá! Assim que chegou no guichê (com vidros à prova de bala e onde mal dá pra ouvir o que a funcionária fala), a tal madame disse que estava lá para entregar os docs do processo de imigração dela e dos 3 filhos. Beleza, pensei comigo, está na mesma fase que eu. Mas quando a funcionária viu a mulher tirar vários papéis da pasta, de modo um pouco estabanado, perguntou se ela já tinha dado entrada no processo... A loira respondeu que não, que estava dando entrada no processo naquela hora, que estava com certidões traduzidas / juramentas e tudo mais... Só que ela não havia nem preenchido aquele formulário inicial, nem pagado as taxas iniciais de processamento! Ou seja, totalmente sem noção! Sabendo que precisaria de tudo isso, a pretensa migrante perguntou pra funcionária do consulado se havia um computador por ali pra ela prencher os formulários na hora, e também um banco pra ela pagar as taxas, no que a atendente disse que isso seria impossível, uma vez que era quase 15:30 e o atendimento só vai até as 16:00. (E eu esperando na fila e com medo da funcionária ficar muito estressada na hora de me atender depois!).
Finalmente, ela desistiu e perguntou se a mãe dela poderia entregar a papelada depois. A atendente disse que sim, mas que ela poderia enviar a documentação pelo Correio, que não era necessário ir até lá. Aí a loira começou a chorar as pitangas, disse que era do interior (São João da Boa Vista, acho...) e bla-blá-blá.
Bom, chegou a minha vez. Eu havia colocado os documentos num envelope pardo, bem simples, e os separado com clipes. Nada de pastinha colorida, fichário e afins. Disse boa tarde pra funcionária, e que estava lá para entregar os docs. Ela pegou o envelope, carimbou e me disse que não havia protocolo. Eu agradeci e fui embora, não levou mais que 10 segundos.
Pra quem for fazer a entrega pessoalmente, o estacionamento custa R$8,00 a primeira hora, e R$2,00 a hora adicional.
No final das contas, não sei se a Maria João era uma das atendentes que estavam no guichê.
Bom, cumprida esta etapa, e agora com bastante tempo antes do pedido dos exames médicos, resta pesquisar bastante sobre o Canadá e aprender como utilizar tantas ferramentas interessantes no Blog e que eu não tive tempo de aprender. Dá até vergonha desse blog quando comparado com o do pessoal. Mas quem sabe eu ganharei o prêmio "Escritores da Liberdade" um dia! hahahah
Abraços a todos e boa sorte!!!

12 comentários:

Ninha disse...

Ei Daniiii =)
Que bom que ja está tudinho encaminhado, agora , é só aguardar ( vc ja deve estar cansada de ouvir essa palavra , rs ) Ahh, quem espera sempre alcança.
Agora, eu não sei se eu ficaria com raiva ou com pena da moça loira. Poxa, tadinha ... mas tb quem mandou não se informar ne?
Po, predio bonito do consulado, show de bola!
Vcs irão pra Quebéc?
abs, Ninha

Eliane disse...

Oi Dani e Pedro, novamente parabéns, rapidinho o processo de vcs, agora vcs estão no seleto grupo da espera dos exames, aja ansiedade... Beijos, Eliane.

Ninha disse...

Ei Daniiiii
Poxa, pode colocar sim , eu também nem pedi e coloquei seu blog la =P
Bom, eu sou meio suspeita para falar de Toronto. Mas Calgary é muito encantadora tb, apesar de ser mais frio e os alugueis serem mais salgados. Porem , não tem taaaanta gt como em Toronto, na verdade as duas tem fortes pontos positivos e negativos.Realmente é difícil a decisão; Mas vai que vocês estejam em Calgary e fazem uma aplicação para Toronto, ou vice-versa ne? O Importante é chegar la, depois disso, deixa a vida te levar..rsrs


PS: Adoreeeeei a historia do cabelereiro, dormir de botas foi a PEOR Dani, ri mto ... kkkk
Kisses and good night.
Cya Ninha

Anônimo disse...

Fiquei com pena dessa mulher... Falta de informação mesmo. Mas sinceramente, ela deveria no mínimo ter ligado para o cosulado antes de ir lá.

parabéns para vocês...como já disse estamos com timelines parecidas e é bom ver tudo andando pra voc~es.

Abraços

Daniel

Unknown disse...

Desculpe, acho que não me identifiquei. Sou o Daniel do blog cravo e canela no ca.

Eliane disse...

Oi Dani, enviamos os doc. dia 30/10, como vc sabe, pelas terras do norte, temos aquele probleminha da Bruna , da falta de autorização da Mãe dela, mas o Paulo tem feito plantão no fórum, seguindo as indicações da Thasia, vamos aguardar, Deus sabe o que faz! Beijos, Eliane.

Silney disse...

Ufa..deve ser uma sensaçao muito boa a de entregar os DOCS... missão cumprida...falta pouco agora heim!
Boa sorte,

Breno disse...

Pedro e Daniela,

Maravilha, principal etapa cumprida, agora é esperar pelos exames médicos, santa ansiedade !!
Em razão da PF, só vou conseguir mandar minha documentação em janeiro, fazer o que né !!!

Forte Abraço

Breno

Ninha disse...

Oi Casal =D

Vim aqui convidar vcs ...
Haverá um ENCONTRÃO VIRTUAL com os futuros imigrantes canadenses no msn, domingo 25/11 às 22h - Brasil.
Compareça, você poderá trocar informações e fazer amigos - quem sabe encontre seu futuro vizinho de porta - rs!!!
Meu end. g.pratti@hotmail.com ou o da ninha ninha_dib@hotmail.com

Vou aguardar vcs hein...
abs
Ninha

Sergio disse...

Olá Dani,

que confusão que a moça fez, não??? Total falta de informação.
Eu recebi o meu pedido de doctos um pouquinho antes de vc mas só vou poder mandar os documentos em janeiro. Na verdade eu preciso incluir minha filha Luísa de 3 meses no processo e fiquei com medo de fazer o passaporte dela com muita antecedência porque vale apenas por um ano.
Eu também estou com vontade de conhecer o consulado e mesmo podendo mandar tudo pelo correio vou ver se consigo ir pessoalmente pra conhecer.

Até mais,

Marilena

silvia disse...

Como eu faço p/ entrar em contato com vc, email. Gostaria de tirar umas duvidas.Pois,queremos iniciar nosso processo no prox.ano.
Silvia

Pedro disse...

Olá, Silvia.

Meu e-mail é: ptuccori@hotmail.com

Espero que possa ajudar nas suas dúvidas...