segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O problema vai além do chiclete!


Ok... a ideia de pedir para os usuários do TTC jogarem seus chicletinhos no lixo é válida, já que existe muita gente sem noção que gruda a goma debaixo dos bancos, nas paredes, ou mesmo joga no chão (e a gente pisa e sai grudando!).
Eles disponibilizaram esse bloquinho em todos os vagões, e basta a pessoa destacar uma folha e embrulhar o chiclete mascado pra depois achar um lixo e jogar fora.
Mas e os jornais, as garrafas de refrigerante, os copinhos de café, as frutas, os sanduíches mordidos... tudo jogado no chão?! Será que com isso ninguém se incomoda?
Na minha opinião essa campanha deveria ser estendida a TODO tipo de lixo, porque infelizmente tem muita gente sem educação nos trens (e ônibus) de Toronto.
E não vamos botar a culpa nos imigrantes, de culturas, lugares e hábitos diferentes! Já presenciei uma colega canadense deixando uma garrafa vazia de água no chão do metrô quando chegou na estação em que tinha que descer. Assim como já presenciei muitos brasileiros no Brasil jogando coisas pra fora da janela do carro, sem a menor vergonha. Isso é questão de educação... nesse caso, de falta de educação!

Isso me faz lembrar uma campanha que fizemos na minha escola quando eu estava na 1ª série: "Jogue o lixo no lixo!" Todos fizeram cartazes e saíram pelos pátios da escola gritando e cantando.
Eu aprendi. Aliás, aprendi mesmo antes dessa campanha... aprendi em casa! Pena que nem todos tiveram a mesma oportunidade.
Será que ainda dá tempo??

6 comentários:

Nana disse...

Nossa... como eu ODEIO quem joga lixo no chão... dá raiva demais!

Me lembro direitinho dessa campanha!! "Jogue o lixo no lixo!"
Hahahaha... cada coisa!

Bia disse...

Eu acho interessante a campanha, e pode ser que seja pelo menos um começo, esperar para ver se evoluí para outras coisas!

O que eu achei bem curioso em Londres... no metro não tem umm cesta de lixo se quer. Mas mesmo assim o metro é todo limpinho e não me lembro de ter visto garrafas vazias ou restos de comida.

bjs

Dani disse...

Bia, nas estações aqui tem muitos cestos de lixo. Acontece que as pessoas devem achar complicado esperar descer do trem pra jogar o lixo no lugar certo... Uma pena!

Sergio disse...

É impressionate mesmo como os meios de transporte de Toronto estão sujos. Curioso é que o metro de São Paulo é limpissimo, o trem de Osasco é mais ou menos, e o do ABC, sujissimo. Acho que tem a ver um pouco com o respeito que o cidadão recebe também.
Quando eu era criança, também teve uma campanha de limpeza, mas foi um grande fracasso. O personagem, o Sugismundo, era simpatissimo, e toda a criança queria ser igual ele!!!! Ou seja, um porcão.

Jeanne disse...

A única solução que vejo é proibir a entrada de pessoas com comida, bebida e jornais no transporte público, já que há anos existem campanhas para manter o TTC limpo e nada muda. Fiscalização nos vagões tb ajudaria, mas aí o custo seria muito alto.
Bjs

Mariana disse...

Eu fico olhando Toronto e as vezes tenho a impressão de já ter visto um filma muito parecido em outra cidade onde morei: São Paulo. Espero estar muito errada.

bjs