quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um casamento diferente

Semana passada fui a um casamento judeu aqui em Toronto. Uma das minhas colegas do College é de família judia e convidou, além de mim, uma outra colega (russa) para o casamento da irmã dela. Como ela estava super empolgada com a ocasião, achei que seria chato deixar de ir... e eu também estava bem curiosa pra saber como seria esse casamento, já que a família segue à risca toooodas as regrinhas da religião. Pra vocês terem uma ideia, na casa dessa minha amiga existem duas cozinhas, porque derivados de leite não podem misturar com carne. Então eles têm duas pias, duas lava-louças, dois microondas, duas geladeiras, e por aí vai! E quando se trata de relacionamento entre casais, também têm várias regras. A noiva do casamento que eu fui começou a "namorar" o noivo em Abril deste ano. Coloquei namorar entre aspas, porque esse namoro se limita a conversas... eles não podem nem pegar nas mãos! (ainda bem que isso só durou dois meses né! heheh). Depois que a mulher se casa, ela deve cobrir os cabelos, então a maioria das mulheres judias usam peruca. Quando fui à casa dessa família, não teria percebido que a mãe da minha amiga estava de peruca se ela não tivesse me falado. No quarto do casal têm sempre duas camas. Isso porque quando a mulher está menstruada, o homem não pode encostar nela. Se nesse período ela precisa entregar alguma coisa para o homem, por exemplo, um copo... ela deve colocar o copo na mesa, e depois que ela tirou a mão do copo, o homem pode pegar. Isso entre muitas outras coisas, que não vou detalhar aqui senão o post fica muito grande, e eu quero mesmo contar como foi o casamento!
Pois bem... lá fui eu com a russa pro casamento! O Pedro não foi convidado porque como os homens ficam separados das mulheres o tempo todo, minha amiga quis evitar que ele ficasse deslocado por lá. Estava um calor de rachar, e lá fui eu, às 5 da tarde, com uma saia pra baixo dos joelhos e manga comprida, além de um lenço em volta do pescoço. Eu cheguei a vestir meia-calça, mas como estava derretendo, arranquei a meia antes mesmo de sair de casa. Um parêntesis: As mulheres não podem mostrar do joelho pra cima, nem do cotovelo pra cima. E nada de decote!
Chegando no local do casamento, fomos encaminhadas para a sala das mulheres. Lá estava a noiva sentada numa cadeira de rainha, com a mãe de um lado e a sogra do outro. Logo se formou uma fila para a mulherada cumprimentar a noiva. O vestido dela era como os nossos vestidos de noiva mesmo. Ops... não! Não era "tomara-que-caia"!!! Era de manga até o cotovelo! Mas bem bonito!
Depois de uns 40 minutos só vendo mulheres por todos os lados, começamos a ouvir uma cantoria se aproximando! Eram os homens, que estavam todos cercando o noivo, e entrando na "nossa" sala. Eles estavam muito alegres, cantando e batendo palmas. O noivo se aproximou da noiva, e minha amiga (irmã da noiva) entregou um véu para ele. Ele então pegou o véu e colocou na cabeça da noiva... e os homens se retiraram do mesmo jeito que entraram. Cantando, bem felizes!
Quando finalmente "nossa" sala voltou ao "normal", vi que a noiva estava com o rosto completamente coberto pelo véu... Mas não era um tule fininho não!! Era um pano grosso, branco, que tampava completamente o rosto da noiva. Segundo minha amiga explicou, isso significa que a noiva confia cegamente no noivo. Ela nem precisa vê-lo!
Bom... chegou a hora de irmos para o local da cerimônia, a sinagoga. Homens de um lado, mulheres do outro, e eu e a russa lá em cima, no mesanino, pra ver tudo nos mínimos detalhes!
O primeiro a entrar é o noivo, acompanhado da mãe. Assim que sobem ao altar, a mãe coloca uma espécie de jaleco branco no noivo. Isso simboliza a pureza dele, já que no dia do casamento todos os pecados são perdoados. Em seguida entraram mais algumas pessoas que imagino serem uma espécie de padrinhos... e a noiva surgiu amparada de um lado pelo pai, e de outro pela mãe. Eles estavam literalmente guiando a menina (de 21 anos!) porque ela não devia estar enxergando nada! Chegando ao altar, o pai fica do lado dos homens, e a sogra e a mãe começam a guiar a noiva em volta do noivo. Elas deram 7 voltas em volta dele! Isso significa que a noiva está "nas nuvens"!
E começa a cerimônia... Ah!! Os noivos ficam de frente para a "platéia" e é o celebrante quem fica de costas. Achei isso bem legal.
A maior parte da cerimônia foi em hebraico. De vez em quando eles cantavam umas músicas muito bonitas, mas pra falar a verdade eu não entendi bulhufas da celebração! A certa altura, alguém levantou o véu da noiva e ela tomou um gole de vinho... depois vim a saber que existem 7 bênçãos durante o casamento, e o vinho é tomado pelos noivos em uma dessas bênçãos. E a última coisa, a que marca o fim da celebração, e o começo do casamento, é quando é colocado um copo de vidro (enrolado num pano) no chão, e o noivo pisa com tudo pra quebrar. Na hora que quebra, a noiva tira o véu do rosto, e dá um abraço... na mãe dela!!!!!!!! Achei que nesse momento ela pudesse finalmente encostar no marido pela primeira vez, mas os casais (mesmo os casados há 50 anos) não podem se encostar em público.
A explicação que minha amiga me deu para o copo sendo quebrado... não colou! Ela disse que esse é um momento de tristeza... que apesar dos noivos estarem felizes, eles precisam nessa hora se lembrar que existe fome e pobreza no mundo. Tá! Prefiro a explicação que o Pedro sugeriu: é outra coisa que está sendo quebrada... rompida! Esse lance de pobreza deve ser o que eles explicam para as crianças!
Bom... os noivos saem da sinagoga cantando e dançando, acompanhados pelos homens... e as mulheres vão para o local onde vai ser servido o jantar dos convidados. Era um salão enorme, com uma cortina no meio. De um lado os homens, do outro, as mulheres. Nessa hora todos jantam (menos a família dos noivos, que jantarão mais tarde, todos juntos), e os noivos vão para uma salinha privada. EU ESPERO, DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, QUE NESSA HORA ELES TENHAM PELO MENOS PEGADO NAS MÃOS!!
Quando acabamos de jantar, foi anunciado que os noivos estavam chegando. Então, os homens já trataram de ir buscar o noivo para o lado deles, e as mulheres buscaram a noiva para o nosso lado.
A festa foi muito animada, apesar da cortina separando os sexos! As mulheres fizeram uma roda em volta da noiva, e até eu e a russa nos juntamos a elas! Mas percebemos que as pessoas não queriam muito ficar de mãos dadas com a gente... Assim como na hora da fila do buffet, parecia que éramos fantasmas. As pessoas olhavam pra gente e furavam fila. Tá na nossa cara que não somos judias... foi a primeira vez que senti na pele o poder do preconceito!
Mas... voltando à festa: todos dançam de um jeito extremamente animado! Pulando, cantando... parece até carnaval! De repente apareceram umas bolas coloridas, sabe-se lá de onde... e depois o noivo apareceu por cima da cortina, sentado numa cadeira, levantado por alguns homens do lado de lá. Então, a noiva sentou numa cadeira e a mulherada fez o mesmo... Um espiando a festa do outro, por cima da cortina.
Como era uma segunda-feira, não podíamos abusar do horário, e quando fomos embora a festa ainda estava no auge!





Na foto, eu com a irmã da noiva (que tem 19 anos e está louca pra casar) e a russa.

Respeito a tradição deles... Não deve ser fácil viver desse jeito em pleno século 21... Deve ser mesmo muito emocionante o dia do casamento pra eles. Imagina!!! Tudo acontecendo ao mesmo tempo! Mas mesmo eu tendo namorado durante 8 anos com o Pedro antes de casar (e de ter tido outros namoradinhos antes) não acho que meu casamento tenha sido menos emocionante que esse! Pelo menos eu sabia muito bem com quem estava me casando!

17 comentários:

Bia disse...

Nossa... bem diferente mesmo! Quando moreu nos EUA conheci uma familia de judeus, mas nada era assim, e os casamentos até onde a "mãe" (a mais velha da familia) me mostrou com as fotos espalhadas por todas as paredes da casa, os casamentos eram bem normais e todo mundo podia se tocar.
Dani, o jeito que vc descreveu, me deixou pensando em casamentos indianos, comparado com o pouco que eu sei deles.

bjs

serena disse...

Talvez não seja por preconceito que elas nao quisessem dançar,mas talvez percebessem que vocês não sabiam dançar.Se ~eles fossem tão preconceituosos não te convidariam,não é?

Sergio disse...

Nós já fomos a casamento judeu em São Paulo. Completamente diferente, todo mundo misturado, homens com mulheres, judeus com não judeus. Até os judeus daqui são diferentes dos brasileiros!!! A única coisa em comum pareceu ser a alegria.
Ah e no casamento judeu em São Paulo também teve uma bandeira do Corinthians!!! Outra diferença, rs.

D. e CM. disse...

Lembrando que esats regras sao mais observadas por judeus ortodoxos, eu por exemplo sou judia enao ando de cabeca coberta hehehehe


Nos, judeus, temos a mesma celebracao de casamento no mundo inteiro, apenas o que difere eh se um segue mais a religiao ou nao...

No fundo eh mutio animado mesmo!

Dani disse...

Dani e CM: Sim!! Esqueci de frisar que eles são ortodoxos!

Sergio: Eu tb já tinha ido num casamento em SP, no qual a moça era (é) judia e o moço não. A celebração foi judaica, mas bem mais "light". Homens e mulheres estavam juntos, e tb rolou a "dança das cadeiras". Mas bandeira do Corinthians?! hahaha essa é boa!

Lupatinadora disse...

Realmente você teve a rara oportunidade (para um não judeu) de ir a um casamento judaico ortodoxo! Muito legal.

Eu namorei com um rapaz judeu um tempo, mas se a gente fosse casar seria mais "light" - ele era tradicional para algumas coisas, outras não. Fui várias vezes na sinagoga (liberal, na ortodoxa não me deixariam entrar nunca!) e mesmo lá era homem de um lado e mulher do outro.

Eu morei muito tempo em Higienópolis (bairro com muitos judeus em SP, inclusive ortodoxos) e não precisa ir muito longe pra ver meninas de 25 anos de saia comprida, peruca com umas 3 crianças pequenas atrás. Questão de cultura ;-)

Paola disse...

oie! olha achei fantastica a sua descricao do casamento ... minha perspectiva ja nao e tao "de fora"assim. eu moro em israel ha 15 anos e sou casada com um judeu (e eu catolica). mas meu marido nao e religioso. o casamento que vc foi convidada e de judeus muito ortodoxos, pois duas geladeiras em casa ... tem que ser m-u-i-t-o ortodoxo mesmo. sobre o preconceito ... olha, sua amiga nao e preconceituosa, tanto e que te convidou, mas isso nao significa que outros convidados nao o sejam - tanto e que vc sentiu-se um pouco discriminada. e como em qq lugar/povo no mundo: tem uns mais preconceituosos e outros de cabeca aberta. este preconceito e um dos mais fortes motivos da nossa imigracao pro canada. eu nao gsto de ser tratada como diferente, "tipo b", nem quero que minhas filhas o sejam. mas seria injusto da minha parte dizer que todos os judeus sao preconceituosos. sobre os dois no quartinho ... e o "momento da unificacao", onde eles supostamente "fazem amor", mas na maioria das vezes eles nao se "pegam"muito nao e so comem pois eles estao em jejum desde o por do sol da noite anterior ... nem agua eles bebem. nem todo mundo faz isso mas como esta na cara que eles sao muito ortodoxos, com certeza estavam em jejum.
olha, vc deu um show de conhecimento da cultura hebraica, esta de parabens!
beijos! paola

Paola disse...

ah! eu me casei um mes apos completar 21! (e nao sou judia)

Jeanne disse...

Quando li o post, a primeira coisa que pensei foi "devem ser ortodoxos", e pelos comentários que vi aqui acreditam que sejam mesmo. Acho uma pena que ainda existam tradições tão retrógradas e que colocam a mulher em posição inferior, mas temos que respeitar. Apesar disso, ainda sonho com um mundo igualitário onde homems e mulheres são tratados como seres humanos e não como 2sexos diferentes: um bom e outro mau.
Bjs

Dani disse...

Paola, obrigada pelo elogio! Eu faço muitas perguntas pra minha amiga judia, por isso sei tantas coisas da religião deles!!
E você entendeu direitinho o que eu quis dizer com serem preconceituosos! Claro que a família da noiva não é! Tanto que me convidaram... e ela é mais cabeça aberta, porque estuda num College com homens e mulheres, todos não judeus, coisa que ela nunca tinha feito antes! Mas que alguns dos convidados nos discriminaram, isso é fato! (mas nem comentei isso com ela! Deixei pra lá!)
Quanto a casar novinha, por um lado é até bom! Assim os filhos chegam enqto vc ainda tem bastante pique e energia!! Mas com certeza minha amiga de 19 está louca pra casar porque ela nunca vai ter a chance de namorar!

Jeanne: eu não vejo as mulheres judias sendo vistas como o "sexo mau". Como submissas sim, mas elas são respeitadas. Não tenho profundo conhecimento de muçulmanos, mas pelo que algumas meninas que estudam comigo contam, elas sim não têm vez em casa! O homem manda e ponto final. Elas têm que obedecer!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Cada cultura tem suas particularidades pra lá de diferentes.

E a vida segue...

Fernando e Silvia disse...

Nossa quanta diferença!!! E o que mais a gente vê são filhos rebelados e pais desesperados. Muito difícil conservar tudo isso nos dias de hoje! bjs

* Cibele & Junior * disse...

Uaauuu Dani,

Adorei o post!!! Super informativo, a maoiria do que voce contou sobre a cultura deles eu realmente nao sabia, mesmo tendo uma amiga judia no college tambem. Com certeza ela nao é ortodoxa pois come " de tudo" hahaha
Que ótima experiencia!!!
Beijos
Cibele

Jordana Momo disse...

Olá, td beem?
Estou fazendo uma pesquisa sobre o casamento judaico, mais especificamente as comidas, guloseimas e bebidas servidas no casamento, gostaria que se possivel você pudesse me relatar quais foram as comidas servidas na cerimônia.
Obrigada

Jordana Momo disse...

Olá, td beem?
Estou fazendo uma pesquisa sobre o casamento judaico, mais especificamente as comidas, guloseimas e bebidas servidas no casamento, gostaria que se possivel você pudesse me relatar quais foram as comidas servidas na cerimônia.
Obrigada

Jordana Momo disse...

Olá, td beem?
Estou fazendo uma pesquisa sobre o casamento judaico, mais especificamente as comidas, guloseimas e bebidas servidas no casamento, gostaria que se possivel você pudesse me relatar quais foram as comidas servidas na cerimônia.
Obrigada

Anônimo disse...

Dani, pela maneira como voce descreveu o casamento, pela maneira como quase tirando sarro de todos os momentos, creio que o preconceito está vivo mesmo em voce.Pense nisso ok? e trate de maneirar