terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Toastmasters na luta contra o "ummmmmmmm"


Ate chegar no Canada, eu jamais tinha ouvido falar sobre Toastmasters - seria algum fabricante de torradeira?

Na verdade trata-se de uma organizaçao que completou 85 anos em outubro e que possui diversos clubes espalhados pelo mundo. Seus membros se reunem tendo por objetivo ajudar as pessoas a se expressar melhor em público.

Meu primeiro contato com membros desse grupo foi durante workshops no Skills for Change, onde os alunos falavam de improviso na frente dos colegas, que depois faziam criticas construtivas sobre o desempenho de cada um - um agradável ambiente de apoio para a prática do inglês.

Logo na minha primeira semana de trabalho descobri que aqui tambem ha um clube do Toastmasters que se encontra semanalmente. A empresa inclusive da suporte ao grupo pagando a taxa de filiaçao e disponibilizando sala de reuniao para os encontros. Na medida em que os membros desenvolvem tecnicas de liderança e de apresentaçao em publico, entre outras coisas, o investimento no Toastmasters eh um retorno certo para a companhia.

No primeiro encontro em que fui reparei que pelo menos metade da classe era de imigrantes. O clima eh muito legal, de apoio mutuo.

Toda semana ha um tema diferente, e ai cada um precisa levantar e falar em publico sobre o assunto, de acordo com a pergunta sorteada. Eh uma maneira muito legal de aprender sobre diferentes temas e tambem sobre as pessoas que trabalham com voce, que geralmente sao muito fechadas no ambiente de trabalho. Sem mencionar a parte do networking!

Entre as pessoas do grupo, algumas desempenham um papel diferente a cada encontro.
Por exemplo, uma pessoa anota quanto tempo cada pessoa falou em seu discurso, outra aponta falhas gramaticais, como utilizar de "pausas audiveis" como "ah," "er," "um," "well," and "you know" (pega super mal numa entrevista de emprego!). O pior eh que isso eh uma praga. Eu trabalho ao lado de uma filipina que usa um "ummmmmmmmmmmmmmmmm" a cada duas palavras, assim como uma canadense na baia ao lado. E aos poucos a gente vai incorporando isso...na ultima reuniao do Toastmasters a menina anotou tres "um" e um "er" no meu discurso.

Ha tambem um membro que define qual sera a palavra do dia - e ela deve ser utilizada por voce na sua apresentacao, caso contrario voce eh "convidado" a depositar 50 cents no cofrinho do clube.

Eu nao sei se ja existe Toastmasters ou algo do genero no Brasil, mas com certeza, assim como aconteceu com o tweeter da vida, a moda ainda vai pegar - mas dessa vez pra algo de melhor utilidade.

9 comentários:

Fernando e Silvia disse...

Muito legal isso Pedro!!! Gostei bastante da proposta, muito bom pra quem deseja ou precisa melhorar seu "ahhh", "hummm" e tantas outras coisas que atrapalham e embarassam a gente. Um abraço pra você,
Silvia

D. e CM. disse...

Eu jurava que Toastmasters era marca de torradeira, gente que se reune para fazer torradas diferentes, etc...
Nunca me passou pela cabeça o significado, mas agora nunca mais cometo a gafe de achar que é marca de fabricante.
Vou procurar um destes em Calgary

Tudo de bom para voces

Danielle

Fernando e Silvia disse...

OOppss!!! Fiquei pensando, vixi me embaraçei no embaraçar!!! sorry!!!

Ninha disse...

Não gente, pára né?
Quando vi o título do post ja pensei: Deve ser comida, ainda mais com esse "ummmmmm" embaixo.
E agora depois de ler o post cheguei a seguinte conclusão: absoluta certeza de que eu ficarei alguns centavos mais pobre nesse toastmasters. kkkkkkk. Mas depois vai valer a pena sim. Gostei. Irei procurar esse grupo ai em Toronto.

Valeu pela dica...

Abração em vcs
Ninha

Márcio disse...

Pedro,

Não conhecia seu blog, gostei muito!
Obrigado, portanto, por ter deixado um comment lá no nosso blog, pois caso contrário não teria chegado até vocês...

Quero deixar meu e-mail, e oportunamente combinarmos de nos encontrar para trocar experiências... meu e-mail é marciomottola'@'gmail.com (tire as aspas).

Abraço!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Muito legal esse clube. Uma ajuda dessas é muito importante.

E a vida segue...

Saulo Quirino disse...

Pedrão,

A Vivi tá só de passagem aí no Canadá mas já "mandei" ela hoje mesmo numa reunião de Toastmasters em Vancouver...Cenas dos próximos capítulos ...

[ ]'s

Saulo

Mauricio disse...

Tem um Toastmaster club aki perto da minha casa tambem. Funciona numa igreja. Faltou ainda a coragem para ir la. Descobri eles quando estava lendo sobre um gerente da Nokia que eu queria conhecer. O cara gosta de colocar as falas dele no blog que ele tem.

Um abraco e parabens por ser um Toastmaster!

Ironstyle disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.