terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vamos fugir da gripe!




Com a chegada dos dias mais friozinhos, temos voltado a ouvir falar com mais frequência a respeito da H1A1, também conhecida como swine flu. Hoje de manhã, assistindo ao noticiário, fiquei triste e assustada com a morte de um menino saudável, de 13 anos, vítima de swine flu. O que parecia ser um resfriado comum acabou com a vida dele em trê dias. Isso é muito preocupante.

Sei que todos os que passam por aqui são pessoas bem informadas, mas não custa nada reforçar alguns cuidados simples que podemos (e devemos) tomar para evitar ficarmos gripados.

- tome bastante líquido. Nunca é demais. A água é um santo remédio!
- lave com frequência e muito bem as suas mãos. Não tô dizendo pra dar uma molhadinha nas mãos não! Lave sem moderação! Ensaboe bastante!! Como vou começar a trabalhar com crianças, a instrução que tenho é de gastar 15 segundos nessa "tarefa". Isso é muito importante para evitar espalhar germes por aí. Caso você esteja num lugar fora do alcance de água e sabonete, use hand sanitizer, que é superprático e se acha em qualquer farmácia. Eu ando sempre de ônibus e metrô, então levo um desses comigo na bolsa.
- cuidado ao espirrar! Use a técnica da manga da blusa. É preferível fazer isso a usar as mãos para "cobrir o espirro" caso você não tenha um lenço de papel por perto.



Além desses cuidados básicos, vou colocar outros aqui, que vamos aprendendo no dia-a-dia. Conversando com nosso family doctor a respeito de este ser o primeiro inverno que vamos enfrentar por aqui, ele me disse que o mais importante é não estressar. E também me recomendou fortemente tomar a vacina contra gripe (li hoje no jornal que é esperado que 75% da população tome... espero não encontrar com os outros 25 no meu caminho!) Além disso, disse que é bom tomar um complexo vitamínico, que vai ajudar a nos manter saudáveis. Recomendou o Centrum, mas procurei ontem na farmácia e existem vários tipos de Centrum. Vou pesquisar direitinho antes de comprar, mas se alguém tiver algum palpite, por favor, deixe um comentário!

E hoje, na minha aula de saúde, a professora nos deu uma dica fácil para evitar a proliferação de germes. Fazer diariamente um gargarejo com água e sal, e também passar/pingar essa água nas narinas. Isso vai fazer com que os germes não consigam sobreviver para te prejudicar!

Alimentação saudável, exercícios diários, boas horas de sono... Já sabemos a receita! Basta colocar em prática!

Cuide-se! Viva com saúde!! =)

9 comentários:

inertia disse...

Ih, Dani, então agora a gente não vai poder mais se encontrar. Vamos fazer parte dos 25% que não vão tomar vacina. HAHAHAHA
Bjos

Claudina Romao disse...

E ai Dani....depois conta ai se dói muito essa vacina vou tomar tbem porque comecei a trabalhar de babysiter no daycare la Abrigo centre do Dufferin mall a Raquel tbem estava la e nos adoramos as criancas acho que vou mudar meu futuro College e imitar vc....bjus

Unknown disse...

poutz, adorei essa da agua com sal... quem sabe não me ajuda na rinite... heheheh

beijocas

Ana Celia disse...

Oi Pedra,
nos vamos tomar a vacina contra a H1N1, deu para assustar depois da morte do menino...:(

Bjs,
Ana

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Li ontem sobre esse menino, uma pena. Todo cuidado é pouco, mas se seguirmos nada de mal vai acontecer.

E a vida segue...

Fernando e Silvia disse...

Ei Dani, mesmo tomando todos os cuidados fica difícil não tomar a vacina, primeiro pego o metrô todos dos dias, cheio, e as crianças vão pra escola todo dia, então o risco é grande. Uma colega tomou e ficou dois dias mal, por isso vamos tomar no fim de semana!! Ai ai...
Beijos,
Silvia

Unknown disse...

Oi Dani, eu e Andre Já estamos tomando a vitamina "one a day" tem específica para men or women, foi mais uma dica da Luz, bj Flavia

Anne Caroline disse...

Eita Dani...

Pior que temos lido sobre o ressurgimento dessa gripe... Mas vc tá bem informada, tenho certeza de que a bichinha não vai nem passar perto de vocÊs..

Quanto à vacina, se for tomar mesmo, depois conte-nos a experiência, se tivesse alguma reação, etc.

Um beijooo,

Anne

Priscila Laterza disse...

Oi Dani,

Aqui é a Priscila, da Cultura Inglesa. Tudo bem?

A vitamina Centrum que eu e minha mãe usamos por um tempo era a Centrum From A to Zinc (Centrum de A a Zinco, aqui no Brasil). Acho que é boa.

No mais, muita saúde para você e para o Pedro. Xô com a gripe :)

Bjos,
Priscila