segunda-feira, 13 de julho de 2009

Uva com ovo? Eh!!

Hoje foi o último dia do workshop Career Planning que eu fiz no Times Change. No começo estava superempolgada, depois fiquei bem desanimada, mas do meio do workshop pro final as coisas foram melhorando, e agora que acabou... sabe que me deu uma sensação de "vazio"?!

Na verdade o curso foi bom pra mim em uma série de outros aspectos diferentes da proposta dele em si, além de ter me dado uma certa "luz"*. O objetivo é fazer a pessoa refletir sobre que carreira seguir. É destinado a pessoas que não têm a mínima noção de com o que trabalhar.

No meu caso serviu para praticar o inglês, já que além de mim, de uma russa e de uma nigeriana, todas as outras participantes eram canadenses. Serviu para networking, já que por intermédio de uma das participantes eu tive um encontro com uma pessoa e pode ser que logo mais eu faça um voluntariado. Serviu para eu ver como um órgão público no Canadá é extremamente organizado e bem assessorado, com muito material (como eles goooostam de papel por aqui! E de todas as cores!), muitos recursos de pesquisa, uma biblioteca bem completa, tudo à disposição de quem quiser usar. E serviu também para eu ver como nós, brasileiros, somos diferentes dos canadenses...

Explico: hoje, como foi o último dia, cada uma levou alguma coisinha para comer. E levaram certas coisas que no Brasil ninguém jamais pensaria em levar, como ovo cozido e uva! Tinha também pizza (fria) de espinafre com alho, salada, biscoitinho da fortuna, além de coisas triviais, como biscoitinhos salgados com patê, batata frita, cookies, muffins e os meus deliciosos brigadeiros, que diga-se de passagem fizeram muito sucesso! Ninguém levou refrigerante. E ninguém (além de mim) parece ter sentido falta. Mas não foi só a parte das comidinhas que me intrigou... Como hoje foi o último dia eu levei minha câmera pra tirar fotos, e tinha certeza absoluta que mais gente também levaria. E que as que não levaram iriam pedir para as que levaram, mandarem as fotos depois por e-mail, lamentando-se por terem esquecido de levar... Engano meu!!!!!!! A "festinha" foi tão xôxa... cada uma no seu cantinho comendo quietinha, que a minha câmera também ficou bem quietinha dentro da minha bolsa! Fiquei com medo da reação delas e nem cogitei fotografar nada! E na hora de falar tchau, quase todas abanaram as mãos de longe, como se só fossem até a esquina e estivessem de volta em menos de 5 minutos. Uma delas estendeu a mão para a professora, que, expontaneamente, puxou a moça para um abraço caloroso. Eu não tive dúvida! Já cheguei abraçando a professora também, pra agradecer. Afinal, foram cinco semanas de convívio.

Trocamos e-mails e telefones e a idéia é continuar a nos encontrar, sem vínculo com o Times Change, duas vezes por mês. Não sei se esses encontros realmente vão acontecer, mas se acontecerem eu estou dentro! É sempre bom conversar e trocar experiências! Mesmo que seja sem abraços e beijinhos, nem fotos... e com ovo cozido... (até que estava gostoso!)

* A parte da "luz" fica para um próximo post! =)

11 comentários:

Fernando e Silvia disse...

Oi Dani, então foi legal mesmo! Eu também ficaria com minha máquina na bolsa! Que venham outros cursos e novos amigos com mais criatividade na hora das guloseimas!!
Sobre o "virar a esquerda" não me expressei bem, dizia num cruzamento, onde se espera no meio, para virar à esquerda, muito doido isso!!! Hoje eu e meu marido fizemos a G1 e passamos, agora falta a prova prática.
Beijos,
Silvia

R disse...

Oi Dani,
Que bom que no final valeu a pena.
Quero saber qual foi a "luz" que vc teve :-)
Abraços

Flá disse...

Eu tbm já reparei como eles usam papel aqui! Alguém me disse uma vez que o Canadá é um dos grandes produtores de papel - vai ver está no inconsciente coletivo abusar do recurso....
Confesso que eu ainda acho esquisito a falta "de calor" em despedidas. Se por um lado é confortável - respeito ao espaço alheio - é sem dúvida estranho pra gente...
Tô curiosissima pra saber que luz é essa que te iluminou - me empresta???
Que bom que vc aproveitou seu tempo aí. Tenho certeza de que nada é desperdiçado.
Beijinho

:= disse...

Uma das pessoas com quem fiz o Job Start é uma das minhas grandes amigas hoje, mas a maioria é como você falou mesmo. 99% a gente nunca mais vê na vida!
Bjs

twitter.com/ju_nana disse...

Ovo cozido na festinha de encerramento?? Que engraçado! E que salada, heim?

Que bom que você gostou! Fico muito feliz! (sempre falo isso!)

Mas uma coisa que nunca falo, mas que já deveria ter falado, é como eu gosto do jeito que você escreve!! Desde o texto do "coelhinho que correu de pingar" eu já imaginava que você seria uma ótima escritora, jornalista, revisora, sei lá o que você é! Bem, você é uma irmã maravilhosa! Sinto muito a sua falta.

Te amo, sis...

Beijos!

Nana disse...

Me emocionei e assinando o comentário anterior de uma maneira confusa!! hahahhaa....

* Serena * disse...

Quero brigadeiro da Dani!
Ahaha cara, adoro brigadeiro. E amo foto! espero que o povo em Montreal seja difrente...rs

Beijos,

dani

Ninha disse...

Oieee

Ai, que bom que tinha um brigadeiriiinho, kkkkk.
EU ja ia perguntar: Kd a Luz ????
Maaaanda ela p/ cá \o/ kkkkkk.

Vou esperar então o seu próx. post e desejo tudo de bom p/ vcs.

Um bj Ninha

Ana Celia disse...

PQW,
Nao me diga que te deram uma lampada de lembranca do curso??? Ou foi mais old fashion e foi vela? :D
Diga entao para nos curiosos de plantao, qual das duas luzes te deram....

Bjks,
BM, BF e Bisnaguina

Patricia disse...

Dani!!!!!
Você tem um blog!!!!! Como é que você manteve esse segredo por tanto tempo (interrogação)
Só descobri pois li o post sobre os menonitas no Invasões Bárbaras, indicado por você, e o primeiro comentário que vi foi o seu!!!!
O brigadeiro estava bom mesmo, apesar de meio pálido...
um beijo,
Patricia

Li e Karllus disse...

Olá Dani,
Essas experiências não teem preço! Agente se diverte com essa mistura de cultura né?
Boa Sorte pra voce tá?
Tenho o seu MSN, mas vcs tem Skype? Eu não sei se sabem, mas o nosso processo foi negado em março, 1 semana depois de eu ser despedida da SAP e queria trocar idéia com vcs.
Até mais e boa sorte!
Elis