sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Um click...e muita dor de cabeça!

Na quarta-feira, dia 24/09, poucos dias antes do nosso casamento, entrei no site do Bradesco para efetuar duas transferências bancárias. Após 7 anos de espera, finalmente ganhamos uma ação contra a FIAT*, e eu precisava pagar os honorários dos advogados.
Fui dormir tranquilo e feliz, pois sabia que este dinheiro veio em boa hora, um reforço e tanto no nosso orçamento antes de viajar pro Canadá.

No outro dia, acessei a Internet novamente, para verificar meu extrato. E tive uma desagradável surpresa: de quarta pra quinta, algum gatuno virtual desviou boa parte do que estava depositado na minha poupança. Inúmeras transferências e uma série de pagamentos de boletos bancários foram efetuados.
Estarrecido, liguei pro banco e imediatamente cancelei todas as minhas senhas. Tive que ir pessoalmente até a agência e escrever uma carta de próprio punho, citando cada lançamento irregular em minha conta. Além disso, tive que ir até a delegacia fazer o boletim de ocorrência. O detalhe é que a Polícia Civil estava (e ainda está) em greve, e não era possível fazer o procedimento pela internet. Após um belo "chá de cadeira" na delegacia, para minha sorte, o escrivão resolveu fazer o B.O. Entreguei o papel pra minha gerente do banco, que disse que a partir daí o Bradesco faria o processo administrativo e, comprovada a fraude, o estorno seria efetuado.

Lembro que fiquei arrasado. De alguma forma tentei esquecer este assunto até o casamento. Não queria que tal fato estragasse o dia mais feliz da minha vida. Mas a raiva era, e ainda é, muito grande. Para qualquer operação bancária que eu fazia até então, até mesmo para valores irrisórios, o banco só faltava pedir minha impressão digital, como então um malandro deste conseguiu efetuar tamanho estrago e sair ileso? E o pior é que ele deve estar agora aplicando este mesmo golpe em outras pessoas, pois a polícia mal pega os bandidos em carne e osso, quanto mais os virtuais!

Estive pesquisando sobre estas fraudes na internet e vi que os golpistas, além de fazer compras pela internet, transferem dinheiro pra conta de laranjas e também pagam o valor de face de boletos bancários para terceiros, que por sua vez dão aos marginais um percetual sobre cada transação. Ou seja, é um esquema que muitas vezes envolve verdadeiras quadrilhas.

Pois bem, nesta quinta, se completam 3 semanas de angústia, e até agora, mesmo reclamando na Ouvidoria do Bradesco e telefonando e indo até a agência diversas vezes, continuo esperando a devolução do valor. O banco não dá detalhes do andamento do processo, o que é extremanete frustante. Imaginem a situação das pessoas que podem ter menos dinheiro no banco e de repente vêem todas as suas economias subtraídas, tendo contas para pagar, supermercado pra fazer, escola dos filhos...Elas podem esperar sei lá quanto tempo até que o banco tenha "boa vontade" de fazer o ressarcimento?

Já não bastava ter paciência com a morosidade do Consulado em relação aos vistos, agora tenho que aguardar também por uma resolução para este caso.

Internet banking, nunca mais! Bem que minha mãe sempre me alertou sobre estes golpes, mas eu achava que isso fosse receio bobo de gente mais velha que não se dá bem com computador e internet. A partir de agora não faço mais compras com cartão de crédito on line ou qualquer outra operação bancária pelo computador.

E resta rezar para que o banco me devolva este dinheiro, pois ele fará muita falta na nossa futura viagem. Será que vou ter que entrar na Justiça mais uma vez e aguardar uns 10 anos até receber esta grana com juros e também indenização por danos morais?

Espero não ter que pagar um preço tão alto para ter aprendido esta lição.

* Sobre a ação contra a FIAT: Em 1999, comprei meu primeiro carro. Na concessionária FIAT, zero km, com entrada de 50% à vista e leasing em 24 prestações por 2 anos. Quanto quitei o carro, fui ao DETRAN passá-lo pro meu nome, e eis que descubro que, antes mesmo de comprar o carro, ele já havia sido leiloado, devido a uma ação trabalhista contra a concessionária, que faliu pouco tempo depois de eu ter efetuado a compra. Ou seja, o Banco FIAT me fez um leasing de um bem que havia sido leiloado, dá pra acreditar? Até conseguir a liberação do carro, tive que ficar rodando com ele por quase um ano sem o licensiamento, pois trabalhava longe e dependia do automóvel. Morria de medo de uma blitz me parar. Após 7 anos, quando a justiça foi feita, caí nas garras de mais um salafrário.

10 comentários:

Mauricio disse...

Eita Pedro, isto é chato mesmo.

Eu já passei por isto qdo tinha conta no Unibanco.

Demorou um pouco, mas me pagaram.

Mas o que fez eles pararem de me enrolar foi o fato de eu ter aberto uma reclamação no site do Banco Central.

Vai lá no site deles e tentar ver isto.

Abração,

* Serena * disse...

nessas horas sempre me vem à cabeça uma frase que meu amigo sempre diz: ê Brasil.

Relaxa porque dessa vez será mais rápido sim. Abre reclamação no Banco Central e na Febraban, que eles adiantam o processo. E avisa ao banco. Logo logo você estará com esse dinheirinho nas mãos =D

Abraços,

Dani

R disse...

Poxa Pedro, que chato....mas vai dar tudo certo, e só fazer o que os amigos falaram, Banco Central e Febraban, funciona mesmo!
Abraços pra vc e pra Dani
Re

Fabio, Valquiria e Letícia disse...

Pedro,

Fico na torcida para que dê tudo certo o mais breve possível.
Abração para voce e a Dani.

Li e Karllus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Li e Karllus disse...

Sinto muito pelo ocorrido Pedro.
Tomara que devolvam logo o seu dinheiro.

Elis,

Li e Karllus
"Proxima parada - Canada"
http://proximaparada-canada.blogspot.com
Sampa > Toronto
timeline: Processo de 02/maio/2008
Aguardando Pedido de Documentos
skype/hotmail/yahoo/google/aol: lizocca
http://meadiciona.com/lizoccarato/

Anne Caroline disse...

Ish Pedro.. Vcs precisam é se benzer..! Mas olhe.. Vai dar td certo, viu..? Eu tb não entendo como esse povo consegue fazer esse tipo de transação.. mas enfim..

Beijos,

Anne

Pedro disse...

Pessoal,

Muito obrigado pela força.
A gerente do banco me ligou ontem e o estorno dos valores foi efetuado!

Abs!!!

Marilia Araujo disse...

Oi Pedro,
Já tive muitos problemas com o Bradesco em diversas oportunidades. O mais grave foi um talão de cheques que a minha antiga agência fraudou e emitiu após mais de 4 meses que eu já tinha encerrado a minha conta. Resultado, cheques sem fundo rolando na praça com o meu nome e todos os meus dados! Infelizmente os meus problemas com a instituição só abacaram quando eu ganhei um processo contra eles por danos morais. Infelizmente parece que o banco não dá a mínima para os clientes que têm. Vou torcer para que vc tenha o seu dinheiro de volta o mais rápido possível, mas eu recomendo que vc encerre definitivamente a conta do Bradesco antes de embarcar aqui pro Canadá e também que deixe uma procuração com alguém de sua confiança. Assim vc evita futuros problemas e fica mais tranquilo. Se eles não resolvem o seu problema estando aí pra acompanhar de perto, não espere nenhuma qualidade do serviço quando estiver de longe...

Abs,
Marilia

Cecilia Brandao disse...

Oi Pedro e Dani,
Primeiramente, parabens pelo casamento!!!

Olha, o Bradesco TEM que dar informacoes sobre o andamento do processo. Faca uma solicitacao por escrito e va documentando tudo. Dependendo do desenrolar, entre com uma acao no juizado especial (dependendo do valor da acao tambem) para tentar receber um valor a titulo de indenizacao por dano moral sim.

Boa sorte!!

abracos

Cecilia