quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Episódio de hoje: A CARTA

Quem está acompanhando o Processo de Imigração sabe que a nova "mania" do Consulado é mandar uma carta aos integrantes da fila perguntando se ainda existe interesse na imigração. Isso é recente, e as primeiras notícias que tivemos de pessoas que receberam tal cartinha - certamente um jeito de "filtrar a galera" pra otimizar o trabalho - era de processos mais novos; deste ano.

Eis que, acompanhando os blogs, grupos de e-mails e comunidades no Orkut, ficamos sabendo de processos não tão novos - aliás, nada novos, como foi o caso de um pessoal que já está há 16 meses na fila - que também foi contemplado (acho que neste caso eu mudaria para aterrorizados) com a cartinha... A preocupação começou a bater em nossa porta, já que receber essa carta significa que o Consulado nem chegou a mexer no processo ainda.
Exercitando o bom e velho otimismo, eu e o Pedro nos consolamos: "Imagina... o nosso processo já tem quase 18 meses... não vamos receber!"

Maaaaasss... tchan tchan tchan tchaaan! Hoje de manhã o Pedro me disse, com a voz bem desanimada, que ficou sabendo que uma família que deu entrada antes da gente também recebeu a carta. Pra variar, eu me perguntei: "qual é o critério do Consulado?" (no answer)

Agora... a torcida por aqui mudou: em vez de olhar debaixo do capacho (lê-se caixinha de correio) animados com a possibilidade de darmos de cara com uma carta do Consulado, o pavor tomou conta de nós! Tudo o que queremos é NÃO receber essa carta. Vamos fazer pensamento positivo para recebermos direto o tal envelope grande com os pedidos dos exames.

Entretanto, porém, contudo, todavia... se poooor acaaaso a cartinha resolver aparecer... Vamos fazer mais um pouquinho de pensamento positivo, afinal, quem já esperou quase 18, espera 20... 22... 24...

Pensando nisso, e curtindo uma preguiça no meio da tarde (no trabalho) eu estava escrevendo este post num papel, escondida, pra passar a limpo no blog à noite. E continuei, bem feliz...
Só que precisei mudar o final, porque quando ele já estava prontinho, o Pedro me ligou... : "Acabei de chegar do dentista... A tal cartinha chegou..."

Great! Reprogramei meu cérebro e mudei completamente de opinião a respeito desta carta: Que bom!!! O Consulado vai começar a trabalhar no nosso processo! Nossos papéis não estavam perdidos por lá, empoeirando numa sala qualquer! Agora vai!

Sabe o que é? Eu sempre lembro daquela crônica do copo... que só depende de você interpretar se ele está meio cheio ou meio vazio! Prefiro acreditar que o nosso está meio cheio!

E vamos sentir calor no Natal!!!

10 comentários:

Patricia disse...

Oi Pessoal,
Também recebemos a carta ontem à noite (vamos fazer 18 meses de processo em novembro).Também acho que isso é sinal de que estão trabalhando com nossos documentos. Abraços,
Patricia e família.

Unknown disse...

OI.. O nosso timeline é bem parecido com o de vocês, com 1 mês ou outro de diferença. Nós ainda não recebemos a tal carta, mas pelo jeito estamos encurralados. Sei que você vê o copo cheio e tal, mas na carta eles falam algo como 60 dias para você responder se quer continuar ou não, não é ? Então... o que me deixa chateado é isso... esses 60 dias então, já eram. Sei lá, ainda estou torcendo pra essa macumba não chegar na minha porta.

E sabe o que é mais engraçado ? O consulado começou mandando essa carta para quem começou o processo bem depois da gente, acho que deveria ser o contrário...

Eles já tem respondido alguns emails dizendo que os prazos estão em 24 meses... enfim, temos mesmo que ser positivos, mas eles não ajudam em nada.

Adorei o post, ia fazer um bem parecido, mas agora vou continuar na expectativa dessa bendita carta.

Abraços

Daniel
www.cravoecanelanocanada.com

* Serena * disse...

Gente, que coisa louca essa carta! Tá deixando todo mundo meio frenético...

Relaxa que o roteirista tá pondo mais emoção na trama de vocês, antes do Grand Finale!

Abraços,

Dani

Fernando e Silvia disse...

Oi Dani, pois é ela existe!!! O ruim é que temos a sensação que só vão mexer nos processos daqui a 60 dias. Acho que só ano que vem mesmo! Um abraço,
Silvia

Anônimo disse...

Olá Dani,
Nós também recebemos a carta hoje. Nosso timeline é parecido, somos de 21 de maio de 2007, moramos em São Paulo. Pelo que vi, nós que estamos completando 17- 18 meses de processo somos o alvo da vez da carta. Acho que só estaremos com o visto no meio do próximo ano. Agora é ter paciência que tudo dará certo!
Abraço,
Lúcia e Sérgio

Ju disse...

Oi Dani,

Tb não entendi o pq dessa carta, mas enfim passei os 18 meses do nosso processo tentando entender e achar lógica nos critérios do consulado e acredite até hoje a única conclusão que cheguei foi que o consulado não tem critérios. Sei o quanto é horrível essa espera, mas tenham paciência que no final vale a pena.

Abraços,
Ju

Anônimo disse...

Muito bem!!!
Acreditem que mais um passo foi dado.
Lembre-se que devagar se vai ao longe.
Parabens para vcs.
Beijos
Cyntia e Claudio

* Serena * disse...

Acho que mta gente faria isso, Pedro. Na palestra do Quebec que teve em SP, muita gente tava perguntando se podia "trocar" de processo, porque o federal tava parado. Ela falou pra procurar o consulado e ver essa possibilidade, mas sei lá! Pro consulado canadense seria bem melhor, um processo a menos pra analisarem.

Abc,

Dani

Silney disse...

Oi Dani..isso mesmo...vc esta certissima em pensar positivo..q teu processo nao esta la empoeirado , empilhado em qq sala, jogado as traças..nossa q exagero ne? hihihi
Mas ´serio...sei q está angustiante pra todos esta espera q parece interminavel ne, mas... eu ainda penso q este mes de novembro muitos vao receber o pedido dos exames!!!
Vc agindo assim , tendo controle sobre tuas emoçoes é bem melhor do q elas te controlarem pode acreditar.
super beijo

Anônimo disse...

Updade cravoecanela:
A nossa catinha também chegou, na sexta dia 31... Eita que tá difícil essa espera! Mais 60 dias de molho não acha?! Não sei mais o que fazer pra manter a cabeça sã...
abraços,
Raquel