sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Como conseguimos nosso caozinho no Canada


Este ano tivemos uma experiencia nova por aqui... Aumentamos nossa familia com um cachorrinho! Na verdade foi algo nao exatamente muito planejado. Nunca fez parte do nosso objetivo ter pets. Nao somos (ops, nao eramos) apaixonados por animais, alem de sempre termos ouvido dizer que veterinario no Canada pode ser bem caro. 

Acontece que a Clara sempre gostou muito de bichinhos. Ela e daquelas criancas que seguem os cachorros em parques para fazer carinho. Desde pequena ela sempre nos pediu para ter um puppy, e nos sempre davamos alguma desculpa. Com o tempo, essa vontade dela foi crescendo, e, junto com a vontade, cresceu uma certa frustracao e decepcao quando, ha cerca de cinco anos - quando ela tinha 4 - Clara comecou a desenvolver alergia a cachorros. Era ela passar um tempinho perto de um caozinho, que seus olhos inchavam e ficavam lacrimejantes. Quando iamos na casa de alguem que tem cachorro, sempre levavamos um antialergico para ela, porque certamente ela iria precisar. 

Clara estava relativamente conformada com o fato de nunca poder ter um cachorro, ate conhecer o Google e comecar a fazer perguntas pra ele. Numa dessas pesquisas, durante o comeco da pandemia, ela descobriu que existem cachorrinhos hipoalergenicos. Pronto! A alergia nao seria mais empecilho. Foi entao que ela comecou com o projeto "preciso de um cachorro". Pesquisou todas as racas que se encaixavam no que ela queria: um cachorro bonitinho, nao muito grande, e hipoalergenico. O resultado que mais a agradou foi a raca Havanese. Ela se apaixonou pelos peludinhos. Passava um tempao, todos os dias, olhando fotos de filhotes e falando sobre o dia que ela teria um daqueles. Ela chegava a falar, correr e brincar com o cachorro imaginario. O proximo passo foi apresentar a nova paixao para mim. Nao demorou nada, eramos duas pesquisando, olhando fotos e pirando por causa daqueles pequenos! 

Depois de um pequeno trabalho de convencer o Pedro de que talvez fosse hora de termos um cachorrinho, (afinal de contas estavamos todos em casa, as meninas entediadas, sem escola, as viagens canceladas - ja estavamos com duas viagens canceladas por conta da pandemia), comecou nossa pequena saga da procura do nosso futuro filhote.

Exatamente pelo motivo de alergia, nao consideramos a opcao de adotar. Teriamos que ir atras dessa raca especifica para nao termos problemas. Foi ai que comecou a novidade para mim: comprar cachorro no Canada nao e tarefa das mais faceis! Entrei em contato com uma amiga que havia comprado um filhote havia pouco tempo, para saber onde/como fazer. Entao ela me explicou que aqui temos que tratar direto com os breeders (criadores) da raca especifica. Ela me explicou que os breeders geralmente tem uma lista de espera, e que eles fazem uma pequena entrevista com os futuros possiveis donos, para saber se eles se enquadram no perfil que eles consideram aceitavel. Essa amiga me alertou tambem para ficar longe de Kijiji e afins, ja que por meio dessas ferramentas pode ter muita gente mal intencionada. 

E ai comecou minha participacao na busca do nosso caozinho. Fui pra internet e comecei a estudar os breeders de Havanese da nossa regiao. Aprendi que existem certificacoes, que garantem a "qualidade" dos filhotes. Existem associacoes dos criadores de cada raca. E tudo muito organizado e complexo. Depois de mandar e-mails para praticamente todos os breeders da regiao, sem sucesso (todos com fila de espera de perto de um ano), comecei a explorar os mais afastados... e os ainda mais afastados... ate que mandei e-mail para praticamente todos os criadores de Havanese de Ontario (pelo menos todos os que estavam cadastrados). E o desanimo comecou a bater. Resolvemos tentar outra raca... segundo as pesquisas da Clara, o Shih Tzu tambem se enquadra no perfil de cachorro nao tao grande, bonitinho e hipoalergenico. Estavamos em abril quando consegui conversar com uma breeder de Shih Tzu, e fiquei de entrar em contato com ela novamente em junho para saber se ela me colocaria na lista da proxima cruza de uma de suas cachorrinhas, que seria no comeco de agosto... pelas minhas contas (de leiga), na melhor das hipoteses, teriamos um cachorrinho em casa  no fim do ano. Era quase uma gestacao de um novo membro da familia mesmo. Conversei com as meninas e expliquei que nao tinhamos outra opcao. Com a pandemia, a procura por cachorros aumentou muito, entao deveriamos esperar. 

Sosseguei as meninas, mas eu mesma nao sosseguei. Fui contra as recomendacoes da minha amiga e procurei no Kijiji. Tres picaretas me responderam e fiquei impressionada de ver a cara de pau dessas pessoas, querendo me mandar cachorros inexistentes. Teve um cara que fez ate uma entrevista comigo, contou uma historia dramatica e disse que me daria dois filhotes. Eu so precisaria pagar pelo transporte. 

Nesse meio tempo, soubemos de duas amigas que tem caes da raca Havanese e que os conseguiram numa mesma fazenda, nao muito longe daqui. Os donos dessa fazenda sao Amish, portanto nao estao na Internet, e por isso mesmo eu nao os tinha contactado. Conseguimos o telefone deles e soubemos que - feliz e coincidentemente - uma ninhada havia acabado de nascer, e que poderiamos ir visitar dentro de um mes. 

Segurei a noticia e a ansiedade, e so contamos a novidade para as meninas no dia da visita. 

A fazenda fica proximo a Waterloo, numa regiao com muitas fazendas Amish. Mesmo que nao desse certo a compra do cachorro, ja teria valido o passeio em meio a carrocas e pessoas com roupas e costumes de antigamente. 

Fomos os primeiros a conhecer os filhotinhos! (os donos da fazenda sempre anunciam a venda na internet, com ajuda de um vizinho que tem essa tecnologia, mais proximo de quando os filhotes estao prontos para irem para seus novos lares) Sendo assim, pudemos escolher dentre os 6 da ninhada (5 machos e uma femea) o que mais nos agradasse. Eu estava inclinada a pegar uma femea, e o Pedro preferia macho, pois segundo ele: "ja tem muita mulher aqui em casa!". Acontece que um mesmo caozinho conquistou nossos coracoes. Todos eles eram marrom claro, com excecao do que nos conquistou: um chocolate com bege e branco. 

    Clara com o filhotinho que gostamos, no dia em que o conhecemos, com cerca de 5 semanas de vida


Resolvido! Fcariamos com ele! So precisavamos esperar mais algumas semanas ate que ele fosse vacinado. 

Naquele mesmo dia voltamos pra casa conversando sobre um possivel nome, e todos concordamos (depois de muuuuuuuitas ideias lancadas por todos) com o nome BROWNIE!  

Entao, no dia 12 de junho de 2020, finalmente fomos buscar nosso pequeno! 

Brownie faz 8 meses semana que vem, e ja esta mais do que adaptado a nossa rotina. Quanto a nos... e dificil saber quem e o mais apaixonado por esse caozinho! Ele foi a melhor coisa que nos aconteceu neste ano tao doido e cheio de noticias ruins! 



 

Nenhum comentário: