quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

2013 - o ano em que nos tornamos Cidadaos Canadenses

 Depois de quase 4 anos vivendo no Canada como residentes permanentes, finalmente, em outubro de 2013, nos tornamos cidadaos! Mas antes de falar da cerimonia, vou comentar um pouquinho sobre o caminho ate la. 


Para se tornar cidadao no Canada, o residente permanente precisa comprovar que viveu no pais durante 3 anos, num periodo de 5. Ou seja, cada dia que voce passou fora do Canada num periodo de 5 anos deve ser descontado. Sao necessarios 1095 dias vivendo no pais para requerer a cidadania. Depois de aplicar para a cidadania, enviando os documentos exigidos pelo Governo, e efetuando o pagamento de uma taxa, chega a hora de estudar para a prova da Cidadania. Trata-se de uma prova de conhecimentos gerais sobre o Canada. Alem disso, no dia da prova, e realizada tambem uma pequena entrevista, para testar o seu conhecimento do idioma.


Eu e o Pedro lemos este guia de estudo que recebemos apos a aplicacao, que e basicamente uma aula da historia do nosso novo pais. Recomendo a leitura para todos que tenham algum interesse no Canada! Lembro tambem de termos estudado por um aplicativo que faz simulacao da prova. 

Se nao me falha a memoria, a prova contem 20 questoes de multipla escolha e ha uma tolerancia de quatro erros. Felizmente, tanto eu quanto o Pedro gabaritamos! Logo apos a prova, fomos para uma outra sala, onde os candidatos eram chamados um a um, ou por familia, para a entrevista. No nosso caso foi um bate-papo rapido e tranquilo, com perguntas simples. Ali mesmo ja recebemos o resultado positivo da nossa prova, e tambem um comprovante de cidadania, para, no dia seguinte, darmos entrada no nosso passaporte.   

A cerimonia de cidadania foi na biblioteca da nossa cidade, Whitby. La fomos nos com nossa pequena canadense, Clara, com 2 aninhos. Lembro que nosso lugar era na primeira fileira. Agora, imaginem uma crianca de 2 anos numa cerimonia seria, cheia de protocolos a seguir... nao rolou! Assim que recebemos uma bandeirinha de papel, a Clara fez a festa, pulando e chacoalhando a bandeira! Que vergonha... mas ela meio que distraiu a "banda", que estava ao nosso lado, prestando mais atencao na crianca que nas autoridades que mediavam a cerimonia. 


Guardamos esse dia tao importante na nossa memoria, com muito carinho. Conosco, nos prestigiando, estavam nossos amigos Fabio Cuizzi, que e parte da nossa familia canadense, e a Rosa da Silva, amiga querida que nos acompanha desde a nossa chegada ao Canada. 



Esta foto esta super escura, mas temos um carinho especial por ela. Ao meu lado, a entao prefeita de Whitby, Pat Perkins, que foi extremamente simpatica com nossa familia 



                                                                  Os 3 canadenses! 

Nenhum comentário: