segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Nasce uma mãe



Logo que a Clara nasceu, o namorado de uma prima, que é estudante de medicina, me disse que os professores dele costumam dizer: "sempre que nasce uma criança, nasce uma mãe". Gostei muito dessa frase e, baseando-me nela, vou contar como tem sido a minha vida desde o meu nascimento, há dois meses. O nascimento da mãe-Daniela.

A vontade de ser mãe sempre foi grande, mas engraçado que quando engravidei, junto com a vontade nasceu um medo!! Uma insegurança... um sentimento de: "eu?!! Mãe?!!" Durante a gravidez esse medo sumiu e eu curti bem cada momento das transformações do meu corpo! Estava adorando ver minha barriga crescer, e graças a Deus tive uma gravidez tranquila (apesar do probleminha da placenta).

Acontece que o tempo passa rápido... e o dia foi se aproximando... e eu tinha que organizar as coisinhas do bebê... e... o medo voltou! Grande! Enorme!!! Beirando o pavor!!!!! As roupinhas estavam lá para eu lavar e organizar, mas eu adiava essa tarefa a cada dia que passava. Logo que eu engravidei e que minha mãe resolveu que viria ficar comigo, ela disse que me ajudaria com as roupas. Mas o que não estava nos planos era que o parto seria antecipado em 18 dias! Resultado: minha mãe, que já estava com passagens compradas, chegaria num sábado e o bebê nasceria na terça-feira seguinte! As roupas tinham que ser organizadas por mim. Não tive escapatória. Lavei tudo e sabe que me diverti?! Coloquei tudo bonitinho em saquinhos plásticos, tirei mil fotos, abria e fechava as gavetas da cômoda umas 50 vezes por dia! O medo sumiu de novo!! Maaaasss... com a chegada da minha mãe, eu me dei conta de que o dia realmente estava se aproximando. Não me esqueço uma cena: minha mãe mexendo nas coisas do bebê, na véspera do parto, e eu petrificada, só olhando. De repente desabei a chorar: "eu não vou conseguiiiirrr!!!! Vou ter uma criança totalmente dependente de mim!! E agora?!!!"

Agora é hora de ir: car seat, mala do baby, mala da mãe... Vamos pro hospital! Terça-feira, 2 de agosto, por volta de 1 da tarde. Eu estava em jejum desde a meia-noite da segunda-feira.

A vantagem de ter tido que fazer cesárea foi esta: hora marcada, sem sustos, nem correria. A desvantagem: fome!!
Fizemos praticamente uma festa no hospital. Além de mim, da minha mãe e do Pedro, tinha mais 6 pessoas lá com a gente, na sala de espera. Nossos fiéis escudeiros. Amigos de todas as horas. Nossa família canadense (brasileira).

Fui informada de que a médica chegaria por volta das 4h30 para a cirurgia. Lá pelas 3, me disseram que ela se atrasaria um pouco, mas que até umas 5h30 ela já estaria no hospital. Às 4 horas eu pedi para me colocarem no soro, porque a sede era grande (a fome, a essas alturas, já tinha até passado!). O tempo foi passando e a ansiedade era geral. Graças à tecnologia e ao meu querido iPhone, fiquei em contato com minha irmã e irmão, várias amigas (do Brasil e daqui) e praticamente todas as minhas primas, que fizeram uma "sala de espera virtual" no Facebook. Bom... quando eram quase 7 da noite a médica apareceu, e ainda teve a coragem de fazer uma piadinha: "vamos deixar a cesárea pra amanhã?" ahamm!!!

Chegou a hora! Fui andando para a sala de cirurgia, não sem antes dar um beijo na minha mãe e amigas. O Pedro foi comigo, mas, antes de deixarem ele entrar entregaram uma roupa verdinha para ele vestir.

A sala de cirurgia me lembrou o laboratório da minha antiga escola. Fria... paredes de azulejo... balcões, pias... Me pediram para sentar na cama estreita e várias pessoas vieram se apresentar. Todas de touca. Todas iguais. Todas sorridentes... menos eu! Eu estava era muito tensa!! Perguntei pelo Pedro, e falaram que ele entraria quando eu estivesse pronta.

Chegou a hora de tomar a anestesia. Não que tenha doído, mas a sensação da agulha entrando nas costas é bem estranha. Lembro que soltei um "ai..." e a enfermeira que estava na minha frente pediu que eu abaixasse a cabeça. Ela estava me "abraçando". E esse é o único rosto - dentre todos os outros que estavam em volta de mim - do qual eu me lembro.

Deitei na cama, com a ajuda de (talvez) umas três pessoas. Braços abertos... soro, aparelho monitorando pressão e coração... Perguntei, mais uma vez, pelo Pedro. A resposta foi a mesma. Comecei a rezar. (Agora preciso fazer um parênteses... alguns dias antes, vi pela internet, a propaganda da Nissan, em que aparecem os "pôneis malditos". E juro - não é piada! - esses pôneis malditos me acompanharam num dos momentos mais importantes da minha vida! Era eu começar um "Pai Nosso... pôneis malditos, pôneis malditos...". Mudei pra "Ave Maria... pôneis malditos, pôneis...") Desisti de rezar. Reconheci a minha médica dentro de uma roupa verde + touca. Ela perguntou: "você está sentindo alguma coisa?" eu disse que não... e ela: "é que eu ainda não comecei a cortar!" Será que essa mulher tá fazendo piada de novo?!! Cadê o Pedro?! Dessa vez não fui em quem perguntou... ouvi alguém perguntar: "doutora, pode chamar o pai?"" e ela: "Ops... ele não está aqui?". Olhei para o lado. Lá estava o Pedro. De touca. Mais um rosto conhecido.

Não sei precisar quanto tempo depois de o Pedro ter chegado, mas foi super rápido: percebi uma movimentação, e a anestesista, que estava o tempo todo do meu lado, disse: "oh, she is so cute!" e eu, imediatamente: "she?!!" - ela: "she!!!". O Pedro: "it's a girl?!" ela: "oh, yeah!" eu: "it's a girl??!" (ninguém respondeu) eu: "é menina, amor?!" hahaha (não que eu me lembre desses diálogos! Está tudo registrado no video que o Pedro gravou). A alegria de ter tido uma menina era tão grande que eu não acreditava! A Clara nasceu!! A minha Clarinha!!!

Nasceu uma mãe. Nasceu um pai. Nasceram avós e avô corujas e tios orgulhosos. Nasceu uma bisavó (a outra já é bisa há muito tempo!) Nasceram tias-bisas, tias e tios-avós, primas e primos-tios. Nasceram até avós postiços, mas não menos amorosos. Nasceu a pessoa mais importante da minha vida. Nasceu a minha filha: Clara Assunção Tuccori.

... to be continued

11 comentários:

Fernanda Bertoncini disse...

Que Deus continue a abençoar esta família linda, que nasceu junto com a Clara. Lindo o seu relato. Me identifiquei em vários momentos e em vários sentimentos. Lindo mesmo!

Letícia Cuizzi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letícia Cuizzi disse...

Feliz dois meses pra Familia Tuccori!!
Sabe quando o sentimento eh grande e nao da pra verbalizar?!
A tia babona ficou totalmente sem palavras depois de ler o post!
Eh uma honra e alegria enorme fazer parte dessa familia linda e de poder estar acompanhando cada fase dessa vidinha linda que se formou, cresceu, nasceu e hoje encanta a todos a sua volta.

Muitas felicidades pra voces!

Mil beijos,

Tia Lele <3

Ariane disse...

Dani, chorei e ri com o seu post! Que lindo! Mas não podemos dizer que nascem também as tias-amigas? Estamos aqui ansiosas pra conhecer a Clarinha pessoalmente quando vocês vierem pra cá! Ela está cada dia mais linda! Beijos

Mariana disse...

Foi mesmo muito emocionante acompanhar o seu parto na sala de espera virtual!!! E eu me apaixonei pela linda Clarinha!!! As meninas estão sempre falando nela agora, rs.
E hj a Luisa, sensivel como só ela, passou a mão na minha barriga e perguntou: tem um bebe aqui?

bjs

Robinson disse...

:-)
Aguardamos mais fotos!!
Parabéns ao casal!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que bebê mais fofo! Meus parabéns por esse presente maravilhoso. E que frase espetacular essa. Perfeita.

E a vida segue...

Thais Lino Cardoso disse...

Oi, Dani
Me interessei pelo seu texto movida pela curiosidade de saber qual a sensacao de tudo, da espera, do nascimento, dos minutos depois... Parabens de novo pela familia que vcs vem construindo! A Clara eh uma boneca linda!
Besitos desde Barcelona,
Thais

mirian@unionrebit.com.br disse...

Parabéns Dani, Pedro e Clarinha!!!!!
Mamãe do Céu abençoe muito vocês.
Beijos
Mirian (mãe da Renata).

Rafa e Valter disse...

Daniela e Pedro, parabéns! A Clara é linda.
Que post lindo, fez com que eu me sentisse de roupa verde + touca tbém... rs!
Muitas felicidades e saúde para a esta linda família!
Bjos
Rafa

Rêver du Québec disse...

Dani, pôneis malditos? Quase me matou de rir menina!!! Parabéns pela sua princesinha ela é simplesmente linda!! Gostaria de fazer algumas perguntas a vc sobre essa sua experiência de ser mãe no Canadá, estou grávida e existe uma possibilidade bastante grande de meu bebê nascer por ai, mas fico cheia de medos pois sou hipertensa e passei por duas cesárias, se puder me passar seu e-mail pra gente conversar melhor. Obrigada e novamente parabéns.