segunda-feira, 11 de abril de 2011

11 de abril de 2011 - 2 anos no Canada!

Pois é!! Há exatos dois anos nós desembarcávamos em Toronto, em busca de uma vida nova. As dúvidas eram muitas, os medos também, mas arregaçamos as mangas e não desanimamos a cada "não" recebido. Conquistamos muitas coisas - não só materiais - mas muito mais importantes: conhecimento, união, companheirismo. Ah! E bons amigos!

Mas não estou aqui pra descrever cada vitória ou derrota dos últimos dois anos... Isso quem acompanha nosso blog já sabe!

Resolvi destacar uma outra parte da vida de um imigrante que, para mim, é uma das partes essenciais para o sucesso longe de "casa": o apoio das pessoas que amamos. Sim, porque se por um lado, como o Pedro descreveu num post recente, existem aqueles que torcem contra, por outro (e este sim, bem importante) tem muita gente que torce a favor! E para nós, que valorizamos muito a base familiar, esse apoio é, literalmente, um "empurrão" que nos faz seguir em frente sem medo de achar que estamos numa aventurazinha qualquer.

Para explicar melhor o que estou tentando dizer, vou colar aqui um e-mail que recebemos hoje da minha mãe, com ilustração e tudo (rs):

.
Dani e Pedro,
Parabéns pelos dois anos de conquistas!
Quando vocês foram para o Canadá, dois anos atrás, eu sentia que estavam fazendo a coisa certa. Mesmo sabendo que sentiria suadades, que não poderia participar de perto do dia-a-dia de vocês, eu fiquei feliz. E agora, dois anos depois, me sinto ainda mais feliz. A saudade é grande, a vontade de estar perto maior ainda, mas quando vejo o quanto vocês já conquistaram neste tempo, me sinto muito feliz.
Que os próximos anos sejam ainda melhores - e vão ser - com o Baby, com seus amigos, que são a sua família aí, e mais conquistas!!
Beijos
saudades
mamãe

Eu me sinto privilegiada de ter esse apoio. Sei que, infelizmente, muita gente não pode contar com isso... tenho certeza que sem esse amparo as coisas teriam sido mais complicadas.
Agradeci o carinho e suporte da minha mãe e comentei com ela que têm muitos pais que chegam a fazer chantagem para que os filhos voltem para o Brasil; ou que ficam indiferentes à vida dos filhos por aqui. Ela respondeu: "Eu sempre apoiarei vocês! Vocês tinham e têm o direito de escolher viver aí. E eu estou feliz de verdade porque as coisas estão dando certo. Tem pessoas que estão próximas fisicamente mas não estão tão presentes como sinto que acontece conosco."

É isso aí! "Corujice" à parte eu acho que somos pessoas de sorte. Grande parcela do nosso sucesso aqui se deve ao carinho das nossas famílias!

14 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Voce esta certissima. A familia e a base de tudo e com o apoio deles, tudo fica mais facil. E parabens pela mae que voce tem. Um show.

E a vida segue...

Priscila Laterza disse...

Mas essa mãe é muito fofa mesmo! Desejo que tudo com o que vocês sonhem se realize.

Parabéns pelos 2 anos!

Bjos

Mirian disse...

Pois é queridos!!!!!!
Apoio de mãe é maravilhoso.
Sou mãe de imigrantes e apoio meus filhos sempre e além de apoia-los apoio também os filhos dos outros, pois sei da coragem , desprendimento e dos dias angustiantes que passam longe da família.
Beijos e muito sucesso para vocês , bem como para todos os corajosos que conheço.
Deus os abençoe sempre.
Mirian

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Antes de mais nada, parabéns pelos dois anos de conquistas!
E quanto ao apoio incondicional: ja vi esse filme. Sem dúvida nenhuma faz toda diferença, e o apoio da minha mãe, assim como o da sua, nos motiva a seguir em frente. Pessoas que mesmo querendo estar perto nos impulsionam mais e mais. Somos pessoas de muita sorte!
Bjs

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Ah, e nem tinha visto que a minha mãe querida já tinha passado por aqui...
Leitora assídua! rsrs
Bjs

Paola disse...

parabens pelos 2 anos de canada! que as bencao se multipliquem a cada ano. e com certeza o apoio de mae e um diferencial muito grande na vida de qq um mesmo que nao seja um imigrante. a minha fez muita chantagem pra eu voltar, agora ficou indiferente e ano participa na vida das netas ... mas eu respeito a decisao dela. e cada uma com a sua decisao. eu sou muito coruja e apoio as minhas.
beijos pra vcs e um bem grande pra sua mae, ela esta de parabens!

Sandro e Família disse...

Eu que acompanho a história do casal desde o processo ainda no Brasil sei o quanto deve ser comemorado essa data.

Parabéns por todas as conquistas nesses 2 anos de Canadá e com certeza o apoio da família ajuda bastante nesse início de vida por aqui.

Abraço

Fernando e Silvia disse...

Quando chegamos aqui so com a cara e a coragem, nunca imaginamos onde, o que, ou quando isso tudo poderia acontecer. Dois anos depois, quando olhamos pra tras vemos quantas coisas aprendemos e conquistamos. Parabens para voces. Desejo muitos e muitos anos de felicidades e vitórias, para os três. Quero muito te ver barrigudinha ihihi. Bjs

Anônimo disse...

Apesar de longe, sinto que estou muito presente na vida de vocês. E estarei sempre! Curto cada conquista, cada passo, e agora curtirei meu/minha netinho/a de longe, mas pertinho do coração. E ele/a vai ser uma criança abençoada, pois terá vovós postiços muito queridos.
Quanto ao meu apoio, podem contar com ele sempre, tá?
Que Deus os abençoe.
beijos cheios de saudade,

mamãe "coruja"

Piaçava disse...

Parabéns, Dani e Pedro. Realmente o apoio da família é fundamental. Minha mãe sempre ficou ao meu lado, mas minha sogra teve um pouco de dificuldade em aceitar, mas hoje é também uma torcedora do nosso time. É o apoiom dessas pessoas queridas que fortalece a todos nós, imigrantes e aventureiros. Parabéns novamente pelo segundo ano a dois e vamos rumo ao terceirto ano a três. :) Bjs

Thiago Mattos disse...

Pessoal, estou escrevendo meu TCC em jornalismo sobre os blogs de imigrantes brasileiros no Canadá. A ideia é fazer um metagblog que analise como esses blogs afetam a vida dos imigrantes. Por isso, estou entrando em contato com algumas das pessoas que têm blogs contando sobre a experiência da imigração. Há uma forma de entrevistá-los? Meu email é thmattos arroba g mail ponto com. Obrigado.

Fernanda disse...

Que fofa sua mãe... espero que eu tenha esse mesmo apoio da minha qdo eu realmente decidir ir e o governo canadense permitir... rs
Estou com planos de ir pro Canadá, mas nao sei pra onde... ora pra Vancouver, Toronto.. ora pro Quebec por causa da iniciativa do governo. O problema é o idioma... um lado ingles.. outro frances... meu Deeeeus...kkkk
Vc sabe me dizer se o governo de Toronto tem incentivo à imigrantes que querem trabalhar aí e continuar aprendendo ingles?

Sorte pra vcs sempre!

Bjs

Fernanda disse...

Primeiramente parabéns pelos 2 anos de Canadá!

Fiquei muito emocionada com o apoio da sua mãe! É muito bom poder contar com o apoio da família!

Eu infelizmente nunca tive o apoio da minha. Meus pais achavam que eu iria voltar em menos de 2 anos.... Bem ainda não completei 2 anos, mas completo em 4 meses e não tenho a menor vontade de voltar a viver no Brasil.

As saudades da família é grande, mas voltar a viver na violência SP não dá mais...

Um grande beijo aos 3!!!!

Fernanda

:) Família Feliz :) disse...

Quem tem mae de verdade tem tudo! Essa energia boa que circula entre vcs eh o combustivel do sucesso de vcs!!!
Boa espera pelo nene...
Parabens duplo!
Bjs Cristine