quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Road Test...


Hoje foi dia de fazermos a prova G. O Pedro não trabalhou, por causa do Remembrance Day, e eu tirei um dia de folga para isso. Fomos para Brantford, uma cidade a uma hora de Toronto, porque foi o único lugar que tinha vaga para hoje.

O Pedro estava nervoso. Ele já tinha tentado a G uma vez, no ano passado, e tinha sido reprovado, então fez a G2 e passou.
Eu estava mais tranquila. Fiz quatro aulas para pegar os macetes das leis de trânsito de Ontario, e recebi, em todas as aulas, elogios do meu instrutor. Segundo ele, eu estava bem melhor na highway do que nas ruas, onde eu cometia alguns errinhos simples, mas que tinha prática e me daria bem...

Lá fomos nós. O Pedro foi antes, e voltou depois de uns 20 minutos com a aprovação e um sorriso no rosto!! Fiquei feliz por ele!! Ele disse que o examinador dele - um senhor simpático - o deixou bem tranquilo. Ficamos torcendo para eu pegar o mesmo tiozinho... Mas chegou a minha vez, e minha examinadora era uma mulher. Foi simpática, se apresentou, disse que não me pediria nada ilegal, explicou que a máxima na highway do lugar era 100 Km/h e que era pra eu me atentar ao blind spot.

A primeira coisa que tive que fazer ao sair do estacionamento foi uma conversão à esquerda. Achei ótimo que o farol estava verde, e vinha um carro na pista oposta, mas estava longe. De repente, o farol virou pro amarelo, e não sei por que, em vez de parar, eu acelerei e fui!!!!!! Só ouvi o gritinho da instrutora: "uuuuuiiii!!!". Pronto! Assinei meu atestado de imprudência no primeiro comando da mulher. Tóin!!! Mesmo assim, não fiquei nervosa. Continuei o teste na boa... fiz three point turn, parallel parking, parada de emergência, parei completamente em todas as placas de stop... fui pra highway, entrei a 100 por hora e achava que estava virando a cabeça pra lá e pra cá, como deveria.

Voltando ao estacionamento, a mulher pediu que eu estacionasse e desligasse o carro. Então, ela me deu a notícia de que eu teria que refazer a prova por causa de diversos erros. Falou comigo como uma mãe dando bronca numa criança arteira: "o farol estava verde e você reduziu... e aí quando ficou amarelo você entrou!!" e começou a me perguntar: "em que pista nós devemos andar?? Na direita ou na esquerda?" (e eu só olhando pra ela...) "hein? em que pista?!" ( e eu: ...) Ela continuou - "na direita!!! Mesmo que viremos numa rua à esquerda e comecemos a andar na pista da esquerda, temos que passar para a direira imediatamente depois, porque a pista da esquerda é para ultrapassagem!" (nessa hora eu fiquei com raiva do meu instrutor, que não me atentou a isso!!!). E a "bronca" continuou: "e o blind spot?! Você olhou para os espelhos o tempo todo, mas não vi você virando a cabeça por cima do ombro! Blind spot é isso, ó: (e começou a virar a cabeça pra um lado e pro outro, como um ventilador)

Não preciso nem dizer que isso estragou meu dia!! Sei que não é o fim do mundo, mas agora vou ter que passar pela G2 e depois tentar a G de novo. Ou seja, vou ter que passar por testes por pelo menos mais duas vezes (contando que tudo dê certo!). Detalhe que já dirijo há 13 anos! Mas aqui no Canadá é assim: começar de novo. Em quase tudo!

Fica aqui a minha dica para quem ainda não fez a prova: EXAGERE nas viradas de cabeça!!! Tem gente que vai de boné, ou de rabinho de cavalo, pra ficar bem claro para os examinadores que a cabeça está sendo movimentada!

É... esse Remembrance Day vai ficar mesmo marcado na minha memória! Pelo menos ganhei uma barra de chocolate do "Mr. G Full" como prêmio de consolação :-/

8 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

É o que eles chamam de shoulder check. Tem que ficar atento pra não esquecer de fazer. Na próxima você passa.

E a vida segue...

R disse...

Que Pena Dani, mas vc nao eh a unica, esse teste tem muitos tricks mesmo...conheco varias pessoas q nao passaram de primeira.
Abracos e otimo findi pra vcs

Márcio disse...

Esse teste de direção é mesmo um saco... o curioso é que via de regra o povo aqui dirige mal a beça.

Mas não há de ser nada, até porque quase não tem diferença da G2 pra G...

Fernando e Silvia disse...

Que azar pegar uma mulher (chatinhas)!!! Fiz a G2 com um examinador de 20 aninhos, tudo tranquilo. Meu marido fez com um japonês já idoso. Bom, tudo é aprendizado... na próxima tudo vai dar certo, tenho certeza que não vai esquecer dos erros, só depois que tirar a G ;)

Candice disse...

Aaahhhh... eu adoro seu blog. Super leve e divertido. Voces sao lindos, que Deus abencoe!

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Dani, que pena....mas logo vc faz novamente e passa com certeza.
Meu instrutor dizia que eu tinha que fazer um teatro mesmo, virando a cabeça pra todo lado. Deu certo e logo dará pra você!
bjs

Lupatinadora disse...

Putz, que azar! Você realmente não foi bem orientada, porque tem que virar a cabeça pra todos os lados e ficar com torcicolo!

Eu também fiz a minha G no dia 11/11 e passei. Se quiser, te passo o telefone do instrutor - ele falou que não se lembra da última vez que um aluno dele foi reprovado. E, pra facilitar, ele é brasileiro.

bjo e energia pra encarar a G2!

Lupatinadora disse...

Oi Dani,

Também duvido que nunca ninguém tenha reprovado com o Alexandre, rs rs rs.

Se quiser eu posso te dar umas dicas agora :-)

Só digo o seguinte, eu virava tanto a cabeça que terminava as aulas com dor no pescoço. Tem que virar antes de dar a seta, aí dar a seta, virar a cabeça de novo e só aí mudar de pista. Fora virar a cabeça em todos cruzamentos (chatérrimo), quando acaba a pista do seu lado...

E a história de ficar do lado direito também é válida! Tem que ficar sempre do lado direto e só mudar pra esquerda pra ultrapassar.

Boa sorte da próxima vez!