quarta-feira, 29 de abril de 2009

Higiene - exagero?!


Estou estudando ingles das 9 as 14h30, entao, todos os dias apos o almoco, eu pego minha necessaire e vou pro banheiro escovar os dentes, lavar o rosto, retocar o hidratante e protetor solar, passar batom, dar um "tapa" no visu etc.

Voce deve estar se perguntando por que isso mereceu um post. Simples! Ao contrario dos lugares onde eu costumava frequentar no Brasil, seja escola, faculdade, ou empresas, que no intervalo do almoco a mulherada faz fila pra escovar os dentes e se preparar para o proximo round, aqui, eu e a Raquel (minha amiga brasileira) temos a pia so para a gente! Ninguem mais na escola faz esse tipo de higiene depois do almoco! E o que e pior - as pessoas se espantam quando nos veem escovando os dentes! Uma colega da minha sala chegou a me perguntar por que eu estava escovando os dentes naquela hora. Eu respondi que era porque eu tinha acabado de comer... e ela continuou perguntando o motivo... eu disse que era pra limpar a boca e os dentes... e ela me disse, brava, que isso nao era necessario! Que bastavam duas escovacoes por dia. E, indignada, saiu do banheiro. Resolvi que nao adianta argumentar e deixei a russa pra la!

No dia seguinte, eu estava *de novo* escovando os dentes, quando uma menina saiu da "cabine do vaso sanitario" e foi pra sala de aula, sem lavar as maos!!! Se eu fosse a russa teria corrido atras dela pra perguntar por que ela nao tinha lavado. Mas, como eu nao tenho nada a ver com isso, fiquei na minha. So que na hora de abrir a porta pra sair do banheiro fiquei com um nojao de pegar na macaneta! Eca!!

Como a maioria das escolas para estrangeiros aqui, la onde eu estudo tem uma sala onde ficam as criancas - filhas das alunas - e, pasmem... nao existe um fraldario, ou um simples trocador para as maes trocarem as fraldas das criancas! Minha amiga brasileira presenciou uma mae lavando o bumbum da filha na pia do nosso banheiro! A mesma pia que eu uso pra escovar meus dentes!! Sera que e por isso que a russa nao escova os dela??

Sei que estou num pais onde vivem pessoas do mundo inteiro, e que cada povo tem seus costumes. Viva a diversidade cultural, mas eu continuo preferindo ser limpinha como sempre fui no Brasil!

11 comentários:

Flá disse...

Dani, o povo aqui é meio porquinho mesmo, viu? E não adianta botar a culpa nos imigrantes, não porque os "canadenses da gema" são bem sujinhos quando se trata de higiene pessoal.
O engraçado é que no geral eles têm uma consciência ecológica muito boa - não se vê lixo no chão ou fora do lugar, sabe? Nos parques e praças públicas tem lixeira pra todo lado. Vai entender? Acho que eles tem medo de água, isso sim! hihihihi

Ninha disse...

IIIRRCAA

Daqui a pouco teremos que comprar lencinhos ou até luvas para irmos ao banheiro.hehe.

Eu tb prefiro ser diferente e manter a higiene.Aliás, se isso for costume...eu prefiro não me adaptar a tal neah ??? =P

bjs

* Serena * disse...

Na hora me veio jargão "sou pobre, mas sou limpinha" e não me pergunte porque!rs

esse povo não se cuida e depois fala que dentista é caro. Assim não dá!rs


Abraços,

Dani

Fernanda disse...

Oi Dani, o povo da América do Norte (EUA e Canadá) são realmente porquinhos. Eu morei 1 ano nos EUA e ninguém escovava os dentes após o almoço, só eu mesma. Essa história de não lavar as mãos após usar o banheiro é horrível. Na casa onde morei, todo mundo lavava a mão após usar o banhei, e ai da criança se não lavasse (eu era babá rsrsrsrs). A minha amiga de lá disse que no trabalho dela quase ninguém lavava as mãos após usar o banheiro. Então ela tem o costume de utilizar uma folha de papel toalha para abrir a porta. Geralmente a lixeira é próxima da porta, então dá para fazer um malabarismo de abrir a porta com o papel, segurar a porta com a perna, jogar o papel fora e depois soltar a porta. O negócio é fazer isso, pois o povo daí não é muito chegado em higiene.

Abraços

Neuzinha disse...

Oi Dani,

Quando cheguei aqui em Van, eu achava estranho o fato de sempre nos lugares públicos, próximo aos banheiros, ter uma plaquinha dizendo: "lave suas mãos." Passado um tempo é q descobrir a falta de higiene do povo. Alguns shoppings possuem próximo a porta do banheiros hand sanititizer, para ser usado qnd sair do banheiro. Eu comprei embalagens de 15ml da marca Purell e sempre tenho na minha bolsa. È bem legal pra usar depois q saímos do banheiro, pq ás vezes é difícil não tocar na porta. Vc encontra pra comprar no Wall-Mart.
Outra coisa q estranho aqui, é o fato das pessoas comerem frutas sem lavar.
Tudo de bom pra vcs nessa adaptação.

Abração, Neuzinha

Nana disse...

ééééécaaaaa...

bem, pelo menos a mãe lavou o bumbum da criança... imagina se ela não tivesse lavado...

uma vez tinha uma amiga de uma das meninas que moram comigo lá em casa... o banheiro estava ocupado, a menina então pegou a escova de dentes e foi lá para fora... pensei: "bem, deve estar indo escovar os dentes no tanque... tudo bem!".
de repente eu passei pela cozinha e ela estava lá, escovando os dentes da pia da cozinha... que nojoooo...
fiquei sem reação quando vi aquilo e não consegui falar nada... até hoje ninguém lá em casa sabe do acontecido...

então, não podemos generalizar a falta de higiene só para os gringos!! tem muito brasileiro por aqui também!

detalhe para quem não me conhece: este fato aconteceu em são paulo, brasil!

Anônimo disse...

Oi Dani,

Eca, eca, eca.......

Lá em Estreito o povo é meio porco, mas escovam os dentinhos após as refeições, hahahaha.

Estou em falta com vocês, mas prometo que na próxima semana estarei mais presente.

Beijocas e boas escovadelas de dentes.
Branca

Anônimo disse...

Ih, aqui vc vê cada coisa Dani.... Cada cultura com seus hábitos. bjs,

Nana disse...

Tem gente fazendo aniversário hoje!! Uhuuu!
Parabéns, irmã!
=)
Te ligo mais tarde!!

Anônimo disse...

MUITAS FELICIDADES DANI!!!!

Sou um coração que bate forte disse...

Isso eh bem verdade...no meu trabalho, só eu e uma outra moça( brasileira por sinal) escovavamos os dentes depois do almoço...e eu via algumas colegas de aparelho no dente que comiam e nem escovavam depois...eu hein...e como vc disse, ainda ficavam pasmas pelo fato de estarmos escovando os dentes depois do almoço.