domingo, 20 de abril de 2008

Albergue Espanhol (O filme da minha vida)




Como a Dani viajou pra casa dos pais neste feriadão, fiquei sozinho aqui em Sampa, e já que o tempo lá fora não está dos mais convidativos, nem dá vontade de por os pés na rua.

Estou aproveitando pra colocar a leitura em dia, retomar os tempos de adolescência jogando uns games antigos aqui no PC e, agora à noite, acabo de assistir L' Auberge Espagnole, acho que pela quarta vez.

O Albergue Espanhol conta a história de Xavier, um francês que vai passar uma temporada em Barcelona para aprender espanhol e poder futuramente trabalhar no Ministério da Economia quando retornar à França.

Chegando na capital da Catalunha, ela divide um apartamento com novos amigos vindos da Itália, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Dinamarca.

É um filme que me causa uma sensação muito gostosa, que me faz lembrar a época em que fiz intercâmbio, tendo passado por muitas experiências parecidas com a do protagonista.

Assim como Xavier, fiquei fascinado em conhecer outra cultura e gente do mundo inteiro.

Ao voltar pra Paris, Xavier se sente um estrangeiro em seu próprio país. Quando vai pro primeiro dia de trabalho no Ministério, ao dizer para uma colega mais velha que está com 25 anos, escuta na sequência: "Que bárbaro, vai poder se aposentar ainda muito jovem!".

Pouco depois disso, ele simplesmente começa a correr e foge daquele local, deixando o tal emprego pra trás pra realizar seu sonho de ser escritor.

Lembro que quando voltei ao Brasil, passei por uma situação semelhante. Após passar no vestibular, demorei mais de 1 mês pra aparecer na faculdade. Definitivamente, ficar por aqui não era meu desejo...Mas a vida real é diferente dos filmes e, ao contrário de Xavier, acabei deixando a vida seguir o curso normal e fiquei no Brasil, mas sempre com aquele sonho adormecido de um dia voltar a viver no exterior.

Eis que cerca de 15 anos depois, este sonho está se tornando realidade! Espero dentro de alguns meses poder partir pro Canadá, um país multicultural, assim como o apartamento de Xavier em Barcelona.

Posso não ser mais tão jovem como na época do intercâmbio, mas por outro lado agora já sou um adulto com bagagem profissional e de vida que será muito importante nesta nova etapa.

Assim como O Albergue Espanhol teve uma sequência (Les poupées russes), espero poder dar continuidade a este sonho também!

Qual o filme da vida de vocês?

2 comentários:

* Serena * disse...

Nossa, que pergunta difícil... Por mais ridículo que possa parecer, eu acho que é a Pequena Sereia. Ela tem tudo, mas não tá satisfeita com o que tem. Quer mais, quer conhecer um mundo que ela sabe só de olhar...

VOu procurar esse pra ver! Nunca vi esse filme.

Abraços,

Dani

Claudia e João disse...

Filmes antigos são filmes maravilhosos. Meu preferido é Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's), com a Audrey Hepburn.

Filmes de viagem? Fico com Sob o Sol de Toscana (Under the Tuscan Sun) que conta a história de uma mulher que decide abandonar tudo e recomeça a viver numa linda vila na Itália.

Abraços,

Claudia