sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Adiantando as coisas

Acompanho alguns blogs semanalmente e deu pra perceber que a fila andou, ou seja, muita gente que havia entregado o formulário de skilled worker do processo federal no fim do ano passado e nos primeiros meses deste ano acabou recebendo a carta de solicitação dos documentos.

Como nosso processo foi aberto em 09/05, e considerando que para os casos citados anteriormente a média de espera foi de aproximadamente 6/7 meses, começamos a adiantar as coisas para termos tudo praticamente em mãos quando a esperada carta chegar (em nov/dez?).

Isso é o que foi possível fazer:

01) Todos os formulários já estão preenchidos, falta só datá-los.

02) IELTS: a prova tá chegando, dia 05/10 (oral) e 06/10 (demais). A luta é pra conseguir ao menos 2 setes. Estou confiante nas modalidades Speaking e Reading. Creio que o Writing 1 também seja tranquilo e o 2 um pouco mais chato. Quanto ao Listening, não creio que consiga mais do que 6 (odeio o sotaque britânico!).

03) Passaporte: Como o meu passaporte atual vence em novembro, estive na Sede da PF em SP (fiz o agendamento pela Internet), e tudo foi perfeito para solicitar o novo modelo. Meu horário era o das 13 horas. Às 13:15 eu já estava saindo de lá. Na verdade, cheguei com antecedência e aproveitei pra dar entrada na solicitação da certidão criminal negativa. Vai demorar 1 mês pra ficar pronta, isso se a greve que começou agora não prejudicar os trabalhos...A Daniela ainda vai ter que ir lá tirar pessoalmente a certidão também...

04) Certidões: Sobre a da PF eu já citei acima. A Estadual, eu tirei no Poupa-Tempo da Praça da Sé. Cheguei lá no início da tarde e saí com o documento em mãos depois de cerca de duas horas de espera. Pra quem não gosta de ficar sem fazer nada, recomendo que leve alguma coisa para ler. A certidão da Justiça Federal nós tiramos pela internet mesmo, pois a Daniela foi até a justiça federal no Centrão e a mulher que atendeu disse que só emitem pela Internet. Fiquei com o pé atrás pois alguns juram que o consulado canadense só aceita certidão original, nada de Internet...

05) Fotos: Vamos tirar qualquer hora, espero que o fotógrafo tire fotos nas tais medidas solicitadas pelo consulado, ou seja, 3,5 x 4,5!!!

06) A parte de comprovantes de estudo, trabalho e certidões pessoais já está pronta, ou melhor, falta apenas o histórico escolar da faculdade da Dani.

Enfim, acho que é isso. Estamos sem postar por aqui faz tempo mas continuamos vivos! :-)

Um abraço a todos!

8 comentários:

Sandro e Família disse...

Essa organização é muito importante para minimizar os eventuais atrasos dessa longa espera.

Abração

Cecilia Brandao disse...

Ola,

Fiquem atentos à data de validade das certidões. No nosso caso, o consulado não aceitou certidão emitida pela internet e nos solicitou outra (haviamos tirado a Estadual pela internet).
Parabens pelo casamento e boa sorte no processo!! Welcome to Canada!

abraços

Cecilia

Cecilia Brandao disse...

oi Dani,

obrigada pelo comentário lá no blog. Olha, sinceramente não me lembro dos prazos, mas a certidão da PF é a que vence mais rápido. É até bom que demore um pouco mesmo no caso de vocês. A certidão da Justiça Federal, você pode tirar na Avenida Paulista, salvo engano o número é 1682. Da uma olhadinha no site do TRF da terceira região e procure lá o endereço de primeira instância para confirmar este número (o TRF também fica na Av. paulista, mas esta certidão você tem que pedir no distribuidor - setor de distribuição - de primeira instância).

Qualquer dúvida, estou à disposiçao.

Abraços

Cecilia

Cecilia Brandao disse...

Oi Dani,

Precisando é só pedir. Se puder ajudar mais, estou à disposição.

Descobri seu blog através do blog de outra Dani de Toronto...

abraços

Cecilia

Breno disse...

Olá Pedro,

Meu nome é Breno e sou de sampa e quando li seu blog (parábens pelo trabalho !!) não resisti e resolvi escrever-lhe.
Fiquei contente de achar alguém que entrou com o processo praticamente na mesma data que eu, entrei no dia 23/04 e já no ínicio de maio recebi o acknowledgement do consulado. Agora estou naquela espera aflita pela carta com a solicitação da documentação, cada dia é uma tortura, não !!! Vamos manter contato para saber se nossos processos caminharão juntos, quem sabe, podemos ir passando novas informações, certo !! Não sei muito bem como isso funciona, tão pouco se você tem como responder a esta mensagem pois não tenho blog ainda, portanto me dê as directions, pois estou perdidão !!! Abs, BZ

Pedro disse...

Olá, Breno!

Eu não consigo responder sua msg já que vc não tem blog, nem aparece seu e-mail tb, então vou responder aqui.
Que legal que nossos processos estão com a mesma data. Vamos manter contato.
Me escreva no ptuccori@hotmail.com para trocarmos mais informações. Você já prestou o IELTS, já correu atrás das certidões?

Abs!

Breno disse...

Olá Pedro,

Grato pela tua resposta. Segue o meu e-mail também para mantermos contato. bzilber@uol.com.br

Abs

Breno

Breno disse...

Olá Pedro,

Valeu pela tua resposta. Segue o meu e-mail para mantermos contato. bzilber@uol.com.br
Com relação ao ielts já fiz a prova e agora vou começar a trabalhar na documentação, vai dar um belo trabalho.
Vamos falando, abs, Breno