quarta-feira, 9 de março de 2011

Povo Fala - adaptação ao Canadá




Uma pessoa da lista de e-mails da qual eu faço parte (brasileiros que já moram e também que querem vir pro Canadá) propôs a seguinte brincadeira: resuma em uma frase como é que você sabe que já está adaptado ao Canadá.
Achei as respostas bem legais e resolvi dividir com vocês aqui no blog. Que fique claro que não concordo, necessariamente, com todas as frases. Mas isso é que é bom! Mostra que nem todos se adaptam da mesma forma e cada um tem um ponto de vista!

Divirtam-se!

Você sabe que está adaptado ao Canada quando...

... não se importa mais com o canadense limpando o nariz na sua frente como um esguicho de elefante...

- quando... vejo um “asiático – china/coreano/etc.” conversando um com o outro e, pelos gritos que dão, acho que estão brigando a ponto de pensar em chamar 911.

- quando vejo crianças de 5 - 6 anos brincando na rua sem os pais.

- não fica mais chocada qdo um canadense arrota na sua cara ou perto de vcs sem nem pedir desculpas.

- quando vc consegue parar e cruzar na hora certa os "all-way" stops...

- quando a temperatura sobe a -3 e vc agradece o tempo bom...

- quando é 6 da tarde no sabado e vc lembra que o shopping esta fechado...
- quando vc comeca a reclamar de levar 35 minutos para chegar ao trabalho...
- quando vc sabe se deve segurar a porta para quem esta atras ou nao, dependendo da distancia...

- quando vc empurra a porta em que esta escrito PUSH!

- lê as notícias do O Globo !

- quando estou dirigindo sozinha a noite e paro no sinal/farol vermelho (mesmo que eu seja a única criatura nas ruas), sem medo!!!

- quando preciso ir no banco no final de semana e o banco está aberto!

- quando a temperatura esta -3C e voce nao precisa usar casaco ...

- quando sempre tem uma sacola nao descartavel no carro ou na bolsa just in case,

- Sai de casa pela manha com seu almoco, mesmo que seja apenas um sanduiche.

- toma café do Tim Hortos e acha gostoso!

- quando está -40 C de Windchill e você sai para passear com o cachorro....

- quando acho estranho quando alguém me pergunta algo pessoal

- quando minha filha mais nova sai de bicicleta pelo bairro com as amigas e eu nem esquento...

- quando recebo minha restituição do IR é creditada na conta corrente depois de duas semanas da entrega da declaração...
-
quando vejo meus amigos aqui na GTA e membros do TN no resto do Canadá encontrando aqui o seu lugar e vivendo o sonho de uma vida...

- quando entro e saio do Go Train sem catraca, bilheteria, etc

- quando a temperatura está acima de -10 e penso: "hoje dá pra usar roupas leves"

- quando... paga a fatura do cartão de crédito logo quando recebe, e não no dia do vencimento, torcendo para que caia num sábado ou domingo, para ganhar mais alguns dias!!!

- quando vou devolver alguma mercadoria e mesmo sem ter a nota fiscal (ou com o produto já aberto e usado) recebo meu dinheiro de volta sem ter que dar muita explicação!!!!!

- quando liga pra sua mãe no Brasil e fala que está “fazendo a laundry”!

- quando comeca a chamar "neve" de "caca branca"!

- quando vc vira a direita em um sinal de transito fechado... De ferias no Brasil!!

- quando sai do trabalho as 4:30 da tarde sem peso na consiencia...

- pede desculpas... Quando alguem esbarra em vc no metro!!
- Acha que um elevador esta cheio...
Com 4 pessoas!!
- Acredita que a GrandCaravan e uma MINIVAM...

- quando comeca a nao converter mais nada para R$ e passa a achar os precos daqui normais.

- quando atravessa a rua a pé com a certeza de que a pessoa que irá dobrar à direita irá te dar a preferência (quase fui atropelado no Brasil mês passado).

- acha 15oC a temperatura mais agradável possível.

- tem o canal de previsão do tempo como atividade obrigatória antes de sair de casa (ou tem um app no celular para te passar as ultimas informações)

- acha demorado quando a restituição de imposto de renda demora mais de uma semana para ser depositada.

- acha a coca-cola do Brasil doce demais. :-)

- quando você fica nervoso assistindo seu time de hockey jogar!!!

- quando você NÃO fica nervoso se seu carro está descendo a ladeira
de ré, mesmo que você esteja tentando subi-la!!!

- quando perde a noção de como calcular os gastos ou ganhos por mês e só sabe calcular qual o valor anual.

- quando sonho com o Brasil e acordo aliviado de estar no Canadá.

- quando acorda e liga a TV no MeteoMedia antes mesmo de fazer xixi...

- quando sente um alivio ao saber que o PHIL previu que o inverno sera curto!

- quando num dia de sol intenso e uma temperatura de 2 ou 3 graus, voce abre o vidro do carro para refrescar...

- não fala nada (muito menos "arma aquele barraco") quando vê um ou vários espertinhos furando a fila no ponto do ônibus. Mesmo que esteja "morrendo de raiva"...

- fica contrariado quando vê alguem parado no lado esquerdo da escada rolante obstruindo a passagem dos que querem andar mais rápido (e também não fala nada... e se bobear ainda agradece quando a pessoa finalmente desobstrui a passagem...)

- quando vc acaba se acostumando que as pessoas entram e saem do elevador do seu prédio e dificilmente te cumprimentam

- quando vc ouve o alarme de incêndio e não desce correndo

- consegue saber quando um asiatico é chines ou filipino, inclusive reconhecendo se a lingua que fala é mandarim/cantones ou outra.

- quando em pleno mes de março ainda se vê enfeites de Natal nas casas.

- quando você acha -10 C quente depois de um mês abaixo de -20 C.

- quando.... passa a 2m de distancia de outra pessoa e mesmo assim fala excuse me.

E teve gente que mandou algumas frases lááá de Yellowknife (veja no Google onde fica!)

"Aqui de Yellowknife podemos dizer:

- Nem se espanta mais ao dirigir sobre as ice roads
- Está de bobeira em casa ou na rua a noite e vê a aurora boreal
- Encontra uma raposa quase todos os dias pela manhã
- Fica feliz da vida quando a temperatura está acima de -25"

Você que está no Brasil ficou muito surpreso com alguma das frases?

E você que já mora aqui? O que te faz acreditar que já está adaptado ao Canadá?



não

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Adorei as frases. Uma melhor do que a outra. Pra mim voce ja esta adaptado quando acorda de manha, ve que deixou o carro com a porta destrancada e ta tudo bem.

E a vida segue...

Simone disse...

Adorei!! poucas eu nao concordo. Pra mim você começa a nao gostar tanto de neve é um sinal de adaptação e deixar o carro destrancado é outra, eu deixo sempre kkkkkkk

Ninha disse...

Adorei Danoca !!!!

EU ja deixei ate a porta da garagem aberta com a chave no carro, inclusive.

Quando eu cheguei aqui , com -10 em media , eu achaava um absuuuurdo o povo sem luva nas ruas e eu ja me deparei fazendo o mesmo hoje em dia.

Outra coisa eh quando o seu cabelo se adapta ao clima. Ou seja, volta a ficar a msm bosta do BRA, kkkkk.


Bjs, Ninha

Andréia disse...

Fantástico! É muito legal ler algumas frases e pensar "Nossa, é isso mesmo". Adorei o post!