Quem está acompanhando o Processo de Imigração sabe que a nova "mania" do Consulado é mandar uma carta aos integrantes da fila perguntando se ainda existe interesse na imigração. Isso é recente, e as primeiras notícias que tivemos de pessoas que receberam tal cartinha - certamente um jeito de "filtrar a galera" pra otimizar o trabalho - era de processos mais novos; deste ano.
Eis que, acompanhando os blogs, grupos de e-mails e comunidades no Orkut, ficamos sabendo de processos não tão novos - aliás, nada novos, como foi o caso de um pessoal que já está há 16 meses na fila - que também foi contemplado (acho que neste caso eu mudaria para aterrorizados) com a cartinha... A preocupação começou a bater em nossa porta, já que receber essa carta significa que o Consulado nem chegou a mexer no processo ainda.
Exercitando o bom e velho otimismo, eu e o Pedro nos consolamos: "Imagina... o nosso processo já tem quase 18 meses... não vamos receber!"
Maaaaasss... tchan tchan tchan tchaaan! Hoje de manhã o Pedro me disse, com a voz bem desanimada, que ficou sabendo que uma família que deu entrada antes da gente também recebeu a carta. Pra variar, eu me perguntei: "qual é o critério do Consulado?" (no answer)
Agora... a torcida por aqui mudou: em vez de olhar debaixo do capacho (lê-se caixinha de correio) animados com a possibilidade de darmos de cara com uma carta do Consulado, o pavor tomou conta de nós! Tudo o que queremos é NÃO receber essa carta. Vamos fazer pensamento positivo para recebermos direto o tal envelope grande com os pedidos dos exames.
Entretanto, porém, contudo, todavia... se poooor acaaaso a cartinha resolver aparecer... Vamos fazer mais um pouquinho de pensamento positivo, afinal, quem já esperou quase 18, espera 20... 22... 24...
Pensando nisso, e curtindo uma preguiça no meio da tarde (no trabalho) eu estava escrevendo este post num papel, escondida, pra passar a limpo no blog à noite. E continuei, bem feliz...
Só que precisei mudar o final, porque quando ele já estava prontinho, o Pedro me ligou... : "Acabei de chegar do dentista... A tal cartinha chegou..."
Great! Reprogramei meu cérebro e mudei completamente de opinião a respeito desta carta: Que bom!!! O Consulado vai começar a trabalhar no nosso processo! Nossos papéis não estavam perdidos por lá, empoeirando numa sala qualquer! Agora vai!
Sabe o que é? Eu sempre lembro daquela crônica do copo... que só depende de você interpretar se ele está meio cheio ou meio vazio! Prefiro acreditar que o nosso está meio cheio!
E vamos sentir calor no Natal!!!
Aluguel na Alemanha | nossa experiência
Há 5 anos